COMIDA
09/11/2019 00:00 -03

Esta receita de Mac and Cheese com queijo gouda defumado e abóbora é a 'comfort food' perfeita

Uma lata de purê de abóbora vai lhe garantir a melhor receita de massa.

Jeremy Paige

A estação das abóboras chegou. Você pode amar ou odiá-las, mas não há como deixar de topar com elas em toda parte: em lattes, sobremesas, cereais, biscoitos caninos, sorvetes, lanches e, meu favorito pessoal, em misturas para coquetéis. Até George Clooney aderiu à onda: sua turma na Casamigos lançou há pouco uma mistura básica de coquetel à base de abóbora para acompanhar sua célebre tequila.

Talvez você pense na abóbora principalmente como ingrediente de tortas ou outras sobremesas doces, mas na realidade ela é perfeita para conferir um toque de doçura e profundidade a uma receita salgada. Afinal, pensando bem, ela é parente da abobrinha e outros frutos semelhantes.

Uma das minhas maneiras prediletas de incorporar a abóbora a uma receita é misturando-a em purê ao molho bechamel (o nome francês sofisticado de um molho de leite engrossado com farinha de trigo e manteiga) quando você prepara um macarrão com queijo, o famoso mac and cheese. Não apenas é uma ótima maneira de incluir vegetais ocultos em sua alimentação como deixa o molho ainda mais cremoso e irresistível. Não precisa se assustar – o molho não terá um sabor forte de abóbora. É tão suave que até meu filho de 2 anos comeu. Ele geralmente só gosta de nuggets de frango.

Para reforçar os sabores, costumo empregar uma mistura de queijo gouda defumado e cheddar forte. O resultado parece sofisticado, sem sê-lo. O sabor defumado intenso do gouda combina perfeitamente com os tons adocicados da abóbora.

Para dar um toque a mais, costumo ir além e preparar migalhas de pão rústico para jogar por cima. Um pouco de manteiga, uma baguete crocante, uma porção generosa de queijo parmesão e um pouco de tomilho fresco transformam um prato corriqueiro numa receita que suas tias vão querer copiar e levar para casa.

Na hora de planejar seus cardápios em dias que pedem uma massa quentinha e saborosa, não tenha medo de inovar um pouco e usar abóbora em receitas salgadas, começando com este mac and cheese levemente diferente.

Jeremy Paige

Mac And Cheese com queijo gouda defumado e abóbora

Ingredientes

  • 1 1/2 colher de sopa de azeite
  • 120 gramas de baguete fresca rasgada em pedaços pequenos
  • 2 colheres de chá de folhas de tomilho fresco
  • 1/4 xícara de parmesão ralado
  • 450 gramas de macarrão espiral (ou penne)
  • 4 colheres de sopa de manteiga com sal
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 xícaras de leite integral à temperatura ambiente
  • 1 xícara de purê de abóbora enlatado
  • 2 xícaras de queijo gouda defumado e picado
  • 2 xícaras de cheddar forte picado
  • Sal kosher

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma grande com spray de cozinha antiaderente.

2. Numa tigela grande combine o pão rasgado, azeite, tomilho e ½ colher de chá de sal kosher. Coloque na forma untada e asse até dourar (12 a 15 minutos). Retire do forno, incorpore o parmesão ralado e reserve.

3. Numa panela grande de água salgada fervente, cozinhe o macarrão al dente segundo as instruções do pacote. Drene a água e reserve o macarrão.

4. Derreta a manteiga em uma caçarola grande sobre fogo médio. Incorpore a farinha de trigo e cozinhe, mexendo sem parar, até a mistura começar a engrossar (cerca de um a dois minutos).

5. Incorpore o leite gradualmente, misturando constantemente, até formar um molho levemente engrossado (cinco a seis minutos).

6. Acrescente a abóbora em purê e duas colheres de chá de sal kosher. Bata até ficar bem incorporado ao molho.

7. Abaixe o fogo e coloque os queijos gouda e cheddar, misturando bem até derreterem.

8. Incorpore o macarrão cozido ao molho. Transfira tudo para uma assadeira preparada.

9. Polvilhe com as migalhas de pão tostadas. Coloque no forno e deixe até dourar e formar bolhas (cerca de 20 minutos). Sirva imediatamente.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês. 

Also on HuffPost