COMPORTAMENTO
14/01/2019 01:00 -02

Quantas páginas deve ter seu currículo? Eis o que a Ciência diz

Esqueça o senso comum.

AndreyPopov via Getty Images
O senso comum diz que o ideal é compactar sua experiência profissional em uma única página de currículo.

Por Jessica Yun, Yahoo Finance

 

  • Os recrutadores têm 2,3 vezes mais probabilidade de preferir currículos de duas páginas, em comparação com currículos de uma só página.

  • Eles também acham que duas páginas são um tamanho melhor para resumir as competências do candidato.

  • Os recrutadores passam quase duas vezes mais tempo lendo currículos de duas páginas.

O senso comum diz que o ideal é compactar sua experiência profissional em uma única página de currículo.

Mas uma nova pesquisa do ResumeGo indica que não é bem assim: recrutadores têm 2,3 mais chances de preferir currículos de duas páginas, em comparação com os de página única.

De fato, quanto mais sênior a posição, mais os recrutadores parecem preferir duas páginas.

 

Taxas de contratação: currículos de duas páginas versus uma página 

Níveis iniciante, médio e gerencial

Azul claro: Currículos de duas páginas

Azul escuro: Currículos de uma página

Os responsáveis por contratações têm 1,4 vez mais probabilidade de considerar currículos de duas páginas para posições de iniciantes, 2,6 vezes para posições de nível médio e 2,9 vezes para vagas de nível gerencial.

“Embora a grande maioria dos especialistas em carreira afirmem que currículos de duas páginas só devam ser usados caso o candidato tenha muitos anos de experiência em diversas empresas, nossos resultados contradizem essa ideia”, diz Peter Yang, cofundador da ResumeGo.

“Os participantes do estudo ficaram impressionados com a quantidade de informações que pode ser transmitida em duas páginas, considerando que as versões de uma e duas páginas continham níveis similares de experiência e formação acadêmica.”

 

Currículos de duas páginas são mais eficazes

Os participantes do estudo deram notas de zero a 10 com base em como os currículos resumiam a experiência profissional e as credenciais gerais do candidato.

Mais uma vez, os de duas páginas tiveram melhor desempenho: receberam nota 8,6, na média, contra 7,1 dos currículos de página única.

 

Currículos de duas páginas X uma página

Níveis iniciante, médio e gerencial

Azul escuro: currículos de duas páginas

Azul claro: currículos de uma página

“Esses resultados indicam que as informações extras contidas nos currículos de duas páginas ajudaram os participantes do estudo na tomada de decisão – mesmo quando se tratava de vagas de nível iniciante, embora em menor grau”, afirma Yang.

 

Os recrutadores passam mais tempo lendo currículos mais longos

O estudo também revelou que os responsáveis pelas contratações passaram quase duas vezes mais tempo lendo currículos de duas páginas.

E caiu o mito de que os recrutadores passam apenas segundos lendo cada currículo: na média, os participantes do estudo passaram 2 minutos e 24 segundos com os currículos de uma página, e quase duas vezes mais tempo – 4 minutos e 5 segundos – com os de duas páginas.

“Esses resultados mostram que os recrutadores de fato passam mais tempo lendo currículos mais longos, em vez de simplesmente ficar olhando por cima as informações principais, o que pode explicar por que os de duas páginas têm vantagem.”

Yang diz que o estudo acaba com o mito de que os currículos de duas páginas têm maior chance de ser desprezados.

″É possível que nem mesmo os próprios recrutadores percebam essa preferência para os currículos mais longos.”

Pois aí está: da próxima vez que for editar seu currículo para aquela vaga de emprego, não tenha medo de usar um pouco mais de espaço para descrever suas competências.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.