Como se desligar do trabalho quando sua casa vira seu escritório

Com a chegada da epidemia de coronavírus, muitos de nós estamos trabalhando de casa. Veja como se desligar realmente do trabalho ao fim do dia.

No meio da epidemia de coronavírus, muitos de nós estamos sendo incentivados a trabalhar em casa, se possível. Isso significa que podemos evitar perder tempo no trânsito. Podemos lavar roupa enquanto trabalhamos. Dá até para esticar um pouco as horas de sono. Mas trabalhar de casa também tem seus inconvenientes.

Alguém aí já se flagrou trabalhando até mais tarde à noite, checando seus e-mails constantemente muito além do final oficial de seu horário de trabalho? Nós também fazemos isso. Porque é difícil se desligar quando sua casa é também seu escritório.

Mas não precisa obrigatoriamente ser tão difícil. Conversamos com especialistas em bem-estar sobre como recuperar nossas noites de tranquilidade em casa, em vez de nos deixarmos sugar pelo trabalho.

Preste atenção ao espaço em que você trabalha

Nem todos temos o luxo de contar com um cômodo vazio no qual fazer nosso home office, mas vale a pena tentar trabalhar em um espaço que não seja o mesmo onde você passará o resto da noite. Assim, quando estiver descansando depois do trabalho, você evitará a sensação de estar no escritório, explicam James Pacey e Rosa Connor, co-fundadores da Haptivate, que promovem workshops sobre felicidade no trabalho.

Isso se aplica também a trabalhar no mesmo quarto em que você dorme. “Faz parte dos bons hábitos de sono usar seu quarto apenas para dormir. Desse jeito, seu corpo sabe que quando você está no quarto, é hora de desligar, em vez de ficar pensando em outras coisas, como o trabalho.”

Siga uma rotina diária

Seguir uma rotina saudável de trabalho que confira uma sensação de ritmo e regularidade ao seu dia vai lhe permitir desligar-se do trabalho mais facilmente ao final do dia. Para Suzy Reading, da Work Wellbeing, que cria programas de bem-estar para funcionários, é benéfico adotar algumas práticas recomendadas para quem trabalha de casa.

“São coisas simples como arrumar sua cama, organizar seu espaço de trabalho, abrir as cortinas para deixar entrar o máximo possível de luz do sol, tomar banho e vestir uma roupa que lhe faça sentir que está preparado para o trabalho, tomar um café da manhã nutritivo para alimentar seu cérebro e ajudá-lo a pensar melhor”, ela explica.

Se você seguir uma rotina ao longo do dia, é mais provável que se atenha a ela no final do dia, colocando um ponto final no trabalho.

Saia na hora do almoço. E faça alguns intervalos ao longo do dia

É difícil se desligar do trabalho no meio do dia quando você está em casa. Uma saída é sair fisicamente de casa, para se afastar daquele ambiente ligado ao trabalho – nem que seja apenas para fazer uma caminhada muito rápida ao ar livre - evite aglomerações e saia protegido.

Outro hábito benéfico é tirar intervalos regulares ao longo do seu dia de trabalho. “Divida seu dia em partes menores”, recomendou Lee Chambers, treinadora de bem-estar no trabalho na Essentialise e psicóloga ambiental. “Programe 90 minutos de trabalho concentrado e 15 minutos de descanso, nos quais você se desconecta e faz alguma coisa que o ancore no presente. Com isso você vai trabalhar em ondas. Fica muito mais fácil fluir para uma onda de descanso após o trabalho, em vez de passar o dia inteiro se pressionando até o limite.”

Desligue seu laptop e tire-o da tomada

É muito mais fácil resistir à tentação de checar se já chegou uma resposta àquele e-mail ou uma informação nova sobre aquele projeto se seu laptop não estiver sobre a mesa à sua frente. Vai lhe fazer um bem enorme fechar a tela de seu laptop e tirar o aparelho da tomada, ou então desligar seu computador de mesa completamente.

Guarde o laptop numa gaveta ou esconda-o fora de suas vistas. Também vale a pena arrumar o espaço no qual você trabalha, assinalando que você “fechou a lojinha” por hoje. “Desligue o computador, tire a tomada e recarregue sua própria energia, para que você possa voltar no dia seguinte sentindo-se reenergizada”, aconselha Reading.

Chambers chama a isso o “pôr do sol digital” – você desliga seus aparelhos de trabalho, guarda-os num lugar designado como sendo de trabalho e vai para um lugar onde você pode relaxar.

Planeje uma atividade para fazer no fim do dia

Para começar, saia de casa quando termina de trabalhar. “Saia de casa como se estivesse saindo do trabalho. Dê uma volta do quarteirão e aí volte ‘para casa’”, recomenda Chambers. “Simular que você está percorrendo o trajeto entre seu trabalho e sua casa vai te ajudar a desligar-se do trabalho.”

Quando você está no escritório, ao término do horário de trabalho normal, as pessoas se despedem e anunciam que estão encerrando por aquele dia. “Para ajudar a traçar uma linha de separação entre o trabalho e sua vida pessoal em casa, planeje uma atividade para fazer ao final do dia de trabalho”, aconselharam Pacey e Connor.

Você pode, por exemplo, fazer uma sessão de exercícios físicos, meditar ou telefonar a familiares todos os dias no mesmo horário. Isso vai ajudar você a desligar a cabeça do trabalho e prepará-la para passar o começo da noite relaxando.