04/12/2019 19:07 -03 | Atualizado 04/12/2019 19:07 -03

4 profissões fundamentais para a conquista da qualidade de vida

Nutrição, Educação Física, Radiologia e Estética são fundamentais nesse processo.

Unsplash
Nutrição, Educação Física, Radiologia e Estética são fundamentais nesse processo

Qualidade de vida. Quantas vezes você não ouviu essa famosa expressão ultimamente, não é mesmo? Mas, afinal, qual profissional pode te ajudar a ter isso? A resposta não é exata, mas há o senso comum de que só uma andorinha não faz verão e a atuação de especialistas em diversas áreas de conhecimento faz a diferença em nome de uma rotina sem tanto estresse e prezando pela sua saúde, com o equilíbrio de diversos fatores, como os campos nutricional, emocional e estético. Vamos conhecer algumas dessas profissões?

Nutrição

Uma alimentação equilibrada e que consiga manter a pessoa em sua plenitude é meio caminho andado para a tão desejada qualidade de vida. Desse modo, o nutricionista ganha ainda mais importância na vida dos pacientes. Engana-se quem pensa que o especialista na área deve ser procurado apenas por quem precisa fazer uma dieta restritiva, seja para emagrecer ou enfrentar uma doença.

É ele quem reforça ao público as vantagens de uma alimentação equilibrada, sabendo conciliar o que é necessário no dia a dia com as pisadas na jaca que todos nós damos de vez em quando (ou quase sempre). Tudo com respeito ao paladar de cada indivíduo e levando em consideração o que se quer e o que se precisa comer.

Educação Física

O profissional de Educação Física é vital nesse processo de busca pela felicidade. Há muito tempo deixou para trás aquela imagem de carrasco das academias. Afinal, ficou claro para milhões de pacientes, mesmo antes de ir a um consultório, que as atividades físicas vão além do emagrecimento em si ou do preenchimento da grade curricular nas escolas. Mexer o esqueleto, como falam os mais antigos, melhora a alimentação, controla o estresse, traz uma incrível sensação de bem-estar e diminui o cansaço.

Os benefícios psicológicos disso? Criatividade aflorada, mais satisfação, sono equilibrado, diversão em dia e a diminuição do estresse. Os profissionais de Educação Física capacitados montam programas de treinos respeitando gostos e necessidades de cada um. Afinal, não adianta enjaular em uma academia quem gosta de caminhar ou, ainda, elaborar treinos extensos de corrida a quem se amarra em puxar ferro, não é mesmo?

Radiologia

Com a impressionante evolução tecnológica dos equipamentos ligados à Medicina, a radiologia ganhou importância e uma modernidade inimaginável até poucas décadas atrás. Seja na realização de exames preventivos ou no tratamento de doenças, o especialista na área passou a lidar com máquinas cada vez mais avançadas. Dessa forma, trouxe uma inédita qualidade de vida aos pacientes que procuram pelo serviço.

Mais que isso. Quem opta pela área também se dá bem em outro campo de atuação: pesquisa e desenvolvimento, com foco na prevenção de doenças e amplo campo de atuação, seja em radiologia geral, veterinária, odontológica, industrial e medicina nuclear.

Estética

Esqueça aquele papo de que estética está ligada apenas à busca pelo corpo perfeito. Isso também faz parte da área, mas o profissional que trilha carreira no setor vai muito além desse nicho. Ele é capacitado para, entre outras atribuições, diminuir contratempos pós-operatórios, proporcionar melhor cicatrização e remover manchas da pele.

Medidas importantíssimas para trabalhar a autoestima do público e que podem ajudar pacientes a superar traumas e obter a sonhada qualidade de vida que une nesse texto diferentes campos de conhecimento.

Realidade

A quem opta por essa área de atuação, a notícia é que o dia a dia no ambiente corporativo tem tornado cada vez mais necessário o trabalho desses profissionais. A pesquisa Índice de Qualidade de Vida no Trabalho, realizada pela Sodexo com mais de 13 mil pessoas pelo País no começo deste ano, escancarou que a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho piorou em 2018. Todos os itens do índice apresentaram queda em 2018, na comparação a 2017: saúde e bem-estar (-3%), facilidade e eficiência (-2%), ambiente físico (-2%), reconhecimento (-5%) e crescimento pessoal (-4%).

Serviço

O Centro Universitário Senac oferece todos os cursos citados acima. Quase todos têm atividades concentradas no campus Santo Amaro, em São Paulo. A exceção é o curso de Tecnologia em Radiologia, com aulas no campus Tiradentes, também na Capital Paulista.

Há chance de estágios, participação em eventos e oficinas e ofertas de intercâmbios com algumas das melhores instituições de ensino da América do Sul e até da Europa. Tudo para formar o profissional mais completo possível, capaz de entender que qualidade de vida não é algo supérfluo, mas item de primeira necessidade no mundo atual. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.