Professor universitário: profissional que faz a diferença

Centro Universitário Senac tem um dos corpos docentes mais completos do Ensino Superior.
O professor da atualidade não só explica os detalhes teóricos, como aponta caminhos necessários para o aluno trilhar uma carreira de sucesso.
O professor da atualidade não só explica os detalhes teóricos, como aponta caminhos necessários para o aluno trilhar uma carreira de sucesso.

O perfil moderno do professor universitário deixou para trás o conceito de que apenas conhecimento teórico era suficiente para ser um bom líder dentro e fora das salas de aula. Com o mercado profissional extremamente acirrado e a tecnologia em constante evolução, o docente precisa ser, cada vez mais, um profissional ligado no que acontece não só no lado de dentro dos muros de sua instituição de ensino, como também fora.

Afinal, nenhum estudante de Ensino Superior tem o desejo de ser orientado por alguém que nem sabe o que se exige no dia a dia do mundo corporativo. E o resultado disso é uma transformação no perfil dos docentes no País.

A edição de 2018 do Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que o Brasil conta com 384.474 professores de universidades, faculdades, centros universitários e órgãos similares, sendo 210.606 na rede particular e 173.868 na pública.

Além disso, a participação de docentes com doutorado nas duas redes, por exemplo, continua crescendo ano após anos. No intervalo de uma década analisado pelo instituto - entre 2008 e 2018 - os professores doutores passaram de 44,3% para 64,3% no setor público e de 13,1% para 25,9% no privado.

Orientação

Com tamanha especialização, o professor da atualidade não só explica os detalhes teóricos de determinada disciplina, como aponta os caminhos necessários para o aluno trilhar uma carreira de sucesso - seja indicando o melhor programa de estágio ou plantando a sementinha que pode inspirar o jovem a empreender ou abraçar um programa de intercâmbio durante a faculdade, por exemplo.

Mais do que nunca, se tornou um guia que faz a ponte entre o que o mundo acadêmico exige e o que o mercado de trabalho procura. Um desafio e tanto, ainda mais com as transformações tecnológicas cada vez mais intensas.

Desenvolvimento

Ciente desse cenário desafiador, o Centro Universitário Senac possui um dos corpos docentes mais completos do Ensino Superior. Reúne líderes que estão há décadas na instituição e já viveram diversas fases do processo educacional e professores egressos do mercado profissional, com bagagem suficiente para entender o que as empresas procuram nos recém-formados e trazer isso para a rotina dos alunos, tanto nas aulas quanto nas atividades extracurriculares.

Com um número cada vez maior de mestres e doutores, seu quadro de professores é um diferencial nos campi Santo Amaro, Lapa Scipião, Tiradentes, Águas de São Pedro e Campos do Jordão.

Além disso, na instituição, há um diálogo constante com os alunos, que não são incentivados a se comportarem como meros receptores de conteúdo nas atividades acadêmicas, mas sim a construírem em conjunto atividades que tornem o aprendizado uma tarefa mais completa e instigante, com estímulo à busca por soluções inovadoras.

Serviço

O Centro Universitário Senac oferece 41 cursos de Ensino Superior, em períodos que variam de dois a cinco anos e formação de bacharelado ou tecnologia. A maioria tem atividades concentradas no campus Santo Amaro, em São Paulo, mas há outros dois campi na Capital Paulista e dois no Interior do Estado.

Na grade curricular, há chance de estágios, participação em eventos e oficinas e ofertas de intercâmbios com algumas das melhores instituições de ensino da América do Sul e até da Europa.

Tudo para formar o profissional mais completo possível, capaz de entender que qualidade de vida não é algo supérfluo, mas item de primeira necessidade no mundo atual. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.