NOTÍCIAS
13/03/2020 03:00 -03

Coronavírus: Como limpar o seu celular para evitar contaminação

Usar os dispositivos após lavar as mãos pode desfazer toda a prevenção. É importante limpá-los duas vezes por dia.

É muito provável que o mundo inteiro nunca tenha tido tanta preocupação em manter as mãos limpas. Mas o mesmo não se pode dizer dos nossos celulares, esses dispositivos que insistimos em tocar imediatamente após fazer a nossa higiene.

Lavar bem as mãos é uma das melhores maneira de impedir o coronavírus. Mas o que devemos fazer com nossos telefones, tablets, kindles? E quando foi a última vez que você limpou seu computador, laptop, teclado ou mouse?

O fato é que estudos já demonstraram que nossos telefones carregam 10 vezes mais bactérias que um assento sanitário (sério!), então, é hora de limpar os nossos dispositivos também.

Como o professor William Keevil, da Universidade de Southampton, explicou: “Você pode lavar as mãos, mas se começar a tocar na tela do smartphone e depois tocar no rosto, essa é uma rota potencial de infecção”.

O conselho oficial dos órgãos de saúde é que devemos limpar e desinfetar “objetos e superfícies tocados regularmente usando produtos de limpeza regulares”. Embora não exista uma recomendação específica, os especialistas sugerem que essa limpeza aconteça 2 vezes por dia. 

Malte Mueller via Getty Images

Os pesquisadores sugeriram que os vírus não sobrevivem nas superfícies se forem utilizados produtos com 62-71% de etanol, 0,5% de peróxido de hidrogênio ou 0,1% de hipoclorito de sódio.

No entanto, há preocupações de que o uso de produtos de limpeza agressivos (como lenços desinfetantes) possa danificar os smartphones. Então, qual é a solução?

De acordo com a Apple, os telefones devem ser limpos desligando o dispositivo e usando um pano macio, levemente úmido e sem fiapos - por exemplo, um pano para lentes de óculos. Porém, evite a umidade nas aberturas (como na parte em que você insere o cabo do carregador). A empresa desaconselha o uso de outros produtos de limpeza. Os conselhos para os aparelhos de Samsung Galaxy são semelhantes.

Alguns estudos sugerem que precisamos de produtos à base de álcool para se livrar de vírus, talvez valha a pena seguir o conselho de Todd Haselton, editor de produtos de tecnologia da CNBC. Ele recomenda comprar um produto de limpeza de telas para limpar seu smartphone.

Como alternativa, verifique se você está lavando as mãos depois de tocar no telefone - e não o use enquanto estiver comendo.

Para equipamentos de trabalho, você pode obter lenços para limpeza de computadores e laptops em lojas específicas de informática. Ah, e quando se trata de telas sensível ao toque de ambientes públicos, como metrôs e restaurantes, também devemos ser bastante cautelosos.

A Dra. Jenna Macciochi, imunologista da Universidade de Sussex, diz que, embora seja mais comum que os coronavírus sejam transmitidos por tosse ou espirro, as telas também podem alimentar a contaminação.

“Ao tocar em telas, eu recomendaria lavar as mãos imediatamente e tentar não tocar seu rosto, incluindo os olhos”, disse ela ao HuffPost UK. “Felizmente, desinfetantes com álcool 60% ou produtos à base de água sanitária são eficazes para matar os coronavírus que sobrevivem nas superfícies.”

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.