NOTÍCIAS
15/12/2019 10:32 -03

Datafolha: Com 72% de reprovação, Crivella fica atrás de Paes e Freixo para 2020

Eduardo Paes e Marcelo Freixo aparecem tecnicamente empatados para a prefeitura do Rio em 2020. Já Crivella tem apenas 8% das intenções de votos.

Adriano Machado / Reuters

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), aparece em terceiro lugar nas intenções de votos para a eleição municipal de 2020, com apenas 8%.

De acordo com a nova pesquisa Datafolha, publicada neste domingo (15) no jornal Folha de S. Paulo, lideram as intenções de votos o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL). 

Segundo a pesquisa, Eduardo Paes está na frente, com 22% das intenções, mas empata tecnicamente com Freixo, que por sua vez, tem 18% dos votos.

Depois aparece Crivella, com 8%, Martha Rocha (PDT), com 7%, Eduardo Bandeira de Mello (REDE), com 6%, Benedita da Silva (PT), com 4%, e Alessandro Molon (PSB), Rodrigo Amorim (PSL) e Clarissa Garotinho (PROS), todos com 2%, e Fred Luz (Novo), com 1% das intenções de votos.

Já o número de brancos e nulos ainda está alto, com 25%. Cerca de 2% dos entrevistados também não sabem em quem votar. 

Há dois anos na prefeitura, Crivella enfrenta uma reprovação atual de 72%. A pesquisa apontou que o índice de reprovação do prefeito do Rio cresceu 32 pontos percentuais desde que ele assumiu a prefeitura, em janeiro de 2017. 

Em dezembro deste ano, 72% da população consideram sua gestão ruim/péssima, enquanto 20% consideram regular e apenas 8% avaliam sua gestão como ótima ou boa. O prefeito, que enfrenta crise financeira e na segurança pública, pretende disputar a reeleição no ano que vem. 

O instituto Datafolha entrevistou mais de 870 pessoas entre quarta-feira (11) e sexta-feira (13) na cidade do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.