MULHERES
30/10/2019 05:00 -03

Por que você deveria prestar atenção na nova prefeita de Bogotá, Claudia López

Com 35% dos votos, López venceu uma disputa apertada contra o candidato liberal Carlos Fernando Galán.

ASSOCIATED PRESS

No último domingo (27), Bogotá elegeu a ex-senadora Claudia López , da Aliança Verde, como a nova prefeita da capital da Colômbia. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo.

Com 35% dos votos, López venceu uma disputa apertada contra o candidato liberal Carlos Fernando Galán, que obteve cerca de 32,49% dos votos válidos.

Após o resultado ser anunciado, a prefeita recém-eleita fez um agradecimento nas redes sociais: “Não só ganhamos, mas mudamos a história”, afirmou.

López, além de ser a primeira mulher, é também a primeira lésbica a ocupar um cargo tão importante na política colombiana - a prefeitura de Bogotá só fica atrás da presidência do país.

Aqui estão três fatos que fizeram da eleição de Claudia López um marco.

1. O discurso feminista

“Este é o dia de todas as mulheres”, disse López, ao comemorar a sua vitória com os apoiadores. Em seu discurso, ela afirmou que apenas “com união poderíamos vencer”.

De acordo com ela, sua eleição representa o voto de uma cidade que lutava contra “o machismo, o racismo, o classismo, a homofobia e a xenofobia”. 

Em entrevista a jornais locais na última semana, López afirmou que “ser mulher não é um defeito”. 

“Ser mulher não é um defeito, ser uma mulher de caráter, firme (…) não é um defeito. Ser gay não é um defeito, ser filha de uma família humilde não é um defeito”, disse.

2. A comemoração  

A primeira reação da prefeita eleita foi comemorar a vitória com um beijo em sua companheira, a senadora Angélica Lozano. O vídeo foi celebrado nas redes sociais.

3. A tradição conservadora de Bogotá e o histórico de López

A vitória de López também marca um novo capítulo na história de um país em que os homens historicamente governam e lideram os principais cargos.

A partir de 1º de janeiro, ela assume a prefeitura com suas bandeiras anti-corrupção. Ela também prometeu diminuir as taxas de criminalidade na cidade,  combater o trabalho infantil e a gravidez na adolescência.