ENTRETENIMENTO
06/06/2019 17:39 -03 | Atualizado 06/06/2019 17:41 -03

Retrospectiva virtual inédita reúne 5 mil obras de Portinari

Pintor modernista é o primeiro brasileiro a ter acervo disponibilizado pelo Google Arts & Culture.

Divulgação/Google Arts & Culture
Obra "Café" (1935) está atualmente exposta no Museu Nacional de Belas Artes. 

A obra e o legado de Candido Portinari (1903-1962) ganharam a internet nesta semana com o lançamento da coleção Portinari: O Pintor do Povo, que reúne 5 mil obras organizadas em 20 exposições virtuais, além de 15 mil cartas e documentos do pintor modernista que abordou temas sociais em seu trabalho, tornando-se um dos maiores nomes das artes do Brasil e da América Latina.

A retrospectiva é uma iniciativa do Google Arts & Culture em parceria com o Projeto Portinari, instituição fundada pelo filho do pintor, João Candido Portinari, e outras cinco museus e instituições culturais: Masp, Pinacoteca, Museu Nacional de Belas Artes, Museus Castro Maya e Fundação Ema Klabin.

Para acessar o acervo, basta baixar o aplicativo do Google (gratuito para iOS ou Android) ou clicar no site g.co/portinari.

Mestiço (1934), Lavrador de Café (1934) e Café (1935) são três de 10 quadros que se destacam no projeto, pois foram capturos pela Art Camera, um equipamento que permite zoom de nada menos que 1 bilhão de pixels.

Divulgação/Google Arts & Culture
"Mestiço" (1934) é uma das 10 obras do projeto capturadas com Art Camera, equipamento de altíssima resolução.

Também estão na coleção os célebres painéis Guerra e Paz, encomendados pelo governo brasileiro para serem doados à ONU na década de 1950 e que seguem instalados na sede da organização em Nova York.

Além dos quadros e dos textos explicativos assinados por pesquisadores e especialistas, o projeto oferece também um passeio virtual à casa de Portinari na cidade de Brodowski, no interior de São Paulo. Por meio da tecnologia Street View, o visitante tem acesso aos locais por onde o artista a circulava e também desenvolvia seus processos criativos.

Portinari: O Pintor do Povo é a primeira retrospectiva dedicada a um artista brasileiro no Google Arts & Culture. Recentemente, a plataforma lançou trabalho semelhante focado em Frida Kahlo (1907-1954), disponibilizando mais de 800 obras, como pinturas, cartas e retratos da artista mexicana.