OPINIÃO
08/10/2019 04:00 -03 | Atualizado 08/10/2019 04:00 -03

Fábio Porchat reinventa o talk show com um simples bate-papo divertido

"Que História é Essa, Porchat?" já é um dos programas mais divertidos de 2019.

Reprodução/Globosat
Fábio Porchat no comando de seu talk show no GNT.

A proposta é reunir um grupo de amigos para contar e ouvir histórias engraçadas ou interessantes pelas quais passaram. À disposição, uma bebidinha (com álcool) para ajudar todo mundo a ficar mais à vontade. Simples né?! Fábio Porchat teve a ideia de mostrar isso em um programa de televisão. Que História é Essa, Porchat?  vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, pelo GNT, e fica disponível na plataforma de streaming do canal (no Globosatplay).

Porchat segue o conceito de talk show à risca e assim o reinventa: seu programa é — literalmente — um bate-papo. No palco com um pequena plateia ao redor, os convidados narram suas experiências divertidas. Porchat ainda arranca boas histórias de anônimos da plateia.

Na última parte do programa — quando alguns convidados podem estar um tanto quanto “altos” —, Porchat faz as vezes de barman e propõe conhecer mais deles com uma série de perguntinhas do tipo: “qual sua lembrança mais remota da infância”, “quem foi seu primeiro crush”, “conte uma loucura da adolescência”, “como você quer que o mundo acabe” etc. Quem sabe daí saem mais boas histórias, fora do roteiro? E geralmente saem!

Nada disso seria frutífero não fosse o entrevistador carismático o bastante para conduzir o show mantendo o pique de sua proposta (ele já provou isso em seu Programa do Porchat, na Record TV). Também os entrevistados, que ficam à vontade para contar seus “causos” e rir das histórias alheias.

Nessa hora, uma bebidinha sempre ajuda. O programa com Welder Rodrigues e Silvero Pereira, e outro com Katiuscia Canoro, já são icônicos: “altos”, eles arrancam gargalhadas com os olhos saltados e a voz meio enrolada desconsiderando que estão sendo filmados.

Reprodução/Globosat
Preta Gil, Silvero Pereira, Fábio Porchat e Welder Rodrigues.

Uma boa história

Que História é Essa, Porchat? nos faz puxar pela memória por situações divertidas, inusitadas, curiosas ou até assustadoras por que passamos. Conversei rapidamente com Porchat e lhe confessei que eu não teria nada tão engraçado e interessante para contar no programa. Ele foi enfático: todos têm, só puxar pela memória.

Porchat disse que muitos convidados (que vão ao programa já sabendo exatamente do que se trata) passam pelo mesmo dilema: mas qual história contar? Pedem ajuda a familiares e amigos e sempre acabam lembrando de uma boa situação para compartilhar.

Que História é Essa, Porchat? já é um dos programas mais divertidos do ano. Pode maratonar no streaming do GNT e listar suas histórias preferidas. Não perca os programas com Welder Rodrigues, Silvero Pereira, Preta Gil, Regina Casé, Dani Calabresa, Katiuscia Canoro, Paulo Vieira e Regina Casé — são meus preferidos.

Você tem uma história interessante para contar, que acha renderia ao programa? Porchat incentiva anônimos a enviá-las — pelo email quehistoriaeessaporchat@globosat.com.br — e, quem sabe, contá-las em seu programa.