OPINIÃO
10/07/2019 00:15 -03 | Atualizado 10/07/2019 00:15 -03

Dia da Pizza: 5 opções de vinhos para harmonizar com pizza

Que me perdoem os bebedores de refrigerante e de cerveja, mas pizza e vinho ainda é uma combinação insuperável!

Pixabay
Pizza e vinho: é impossível resistir!

Não é só italiano que gosta de pizza e vinho: o brasileiro também ama esse pecado combinado! No Brasil, o Dia da Pizza é oficialmente comemorado nesta quarta-feira, 10 de julho. É uma desculpa perfeita para sair de casa ou para pedir uma redonda, servir uma taça de vinho e alegrar a semana.

As opções para quem mora em São Paulo são de perder de vista: pizzas de massa tradicional, de massa fina e até de massa integral, além da convencional e a de longa fermentação. Mil sabores, que vão do clássico ao indecente. Já nem dá mais para enumerar os tipos, porque a criatividade corre solta.

No post Pizzas e hambúrgueres? Sirva com vinho! há sugestões de vinhos para servir com diversos estilos de pizza. Mas, como fãs dessa combinação, vale a pena contar algumas histórias que nos fizeram salivar.

Bergerie de l’Hortus Classique 2017 & pizza com queijo brasileiro

Aproveitando que a Pizzaria d’A Queijaria, na Vila Madalena, não cobra taxa de rolha, levamos este tinto francês de aromas doces e bem fácil de beber para combiná-lo com algumas pizzas do local. A perfeição aconteceu com a Quetichupe (queijo cremoso, 4 tipos de tomate, brotos de alfafa e rabanete orgânicos). Delícia.

Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG & pizza-focaccia de calabresa

Um prosecco refrescante e que merecia um acompanhamento tão saboroso quanto ele. Surpresos com a modalidade pizza-focaccia, pedimos o clássico queijo e calabresa e nos deliciamos com a escolha. Os sabores e as texturas harmonizaram bem com o prosecco e deixaram o jantar mais especial.

Quinta do Ameal Loureiro 2016 & pizza margherita

Levamos uma garrafa deste vinho verde lá para a Pizzaria Napoli Centrale, que fica em Pinheiros e é mais um local que não cobra taxa de rolha. O vinho é simples, muito agradável e bem-feito e combinou perfeitamente com o clássico dos clássicos: pizza margherita.

Angheben Chardonnay Edição Limitada & pizza caprese

Já que é para pedir pizza, resolvemos pedir uma gigante com 3 sabores: caprese, linguiça de javali e peito de peru com burrata. A caprese foi um show à parte, pois combinou com o sabor frutado e cheio de personalidade deste vinho nacional.

Rüb Merlot 2014 & pizzas diversas

A Leggera Pizza Napoletana, na Pompeia, cobra R$60 por rolha, o que é um valor razoável, considerando o serviço envolvido. Levamos este vinho tinto alemão leve e gastronômico e o servimos ao lado dos sabores d’Estate (molho de tomate, tomates assados no forno à lenha, finalizada com mussarela de búfala, manjericão, azeite e pecorino romano DOP) e Alla salsiccia (molho de tomate, mussarela FiordiLatte, parmesão, linguiça fresca artesanal assada no forno à lenha e manjericão). Foi um casamento super bem-sucedido.

Essa é uma pequena amostra das histórias que já vivenciamos dentro e fora de casa. A sensação que deu depois de cada refeição é a de que não há nada melhor do que compartilhar uma fatia de pizza e uma taça de vinho, seja no Dia da Pizza, seja em qualquer outro evento.

E que me perdoem os bebedores de refrigerante e de cerveja, mas pizza e vinho ainda é uma combinação insuperável!

E aí? Qual é a sua pizza preferida? E que vinho você vai servir para brindar esse dia tão especial!?

Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.