Por mais doido que pareça, as pessoas já estão pensando no Natal

Este ano, por enquanto, esta é a única festa que ainda não foi cancelada ou antecipada.

No mês passado nós contamos aqui no HuffPost que o Burger King resolveu fazer uma campanha publicitária de Natal para “tentar acelerar 2020”. Pois não parece ser um caso isolado.

De acordo com dados fornecidos pelo Pinterest, a busca por “ideias de presentes de Natal” cresceram 3 vezes mais na plataforma desde abril deste ano. Normalmente, o interesse das pessoas por esse tipo de conteúdo aumenta só em setembro.

Pudera, não tem sido fácil conviver com uma pandemia este ano e a única segurança e certeza da maioria das pessoas é que o Natal vai acontecer em 25 de dezembro. Pois até outras datas comemorativas e feriados mudaram de data em algumas cidades no Brasil. Inclusive as festas de Réveillon, que até segunda ordem foram suspensas nas principais cidades turísticas do Brasil.

Trago imagens do futuro: Papai Noel de 2020 vai usar máscara, hein.
Trago imagens do futuro: Papai Noel de 2020 vai usar máscara, hein.

De acordo com Andréa Mallard, chefe de marketing do Pinterest, as pessoas também estão preocupadas com o impacto da pandemia em seus planos para o fim do ano. A busca tão antecipada por presentes é um reflexo de coisas como entregas que podem atrasar por causa da própria pandemia, por exemplo.

Outra característica a se levar em consideração é que, em um ano com menos emprego, redução de salários e dificuldade na economia, o dinheiro impacta e muito o comportamento das pessoas. Em um estudo realizado pela plataforma, 40% dos usuários afirma que vão precisar de promoções e descontos para terem um bom Natal pois terão o orçamento reduzido para a data.

Busca por ideias presentes de Natal no Pinterest.
Busca por ideias presentes de Natal no Pinterest.

Não é só no Pinterest que o Natal chegou antecipado. Nas redes sociais, as manifestações sobre o Natal são diferentes, mas começam a crescer.

Em uma busca no Twitter pela palavra Natal é possível encontrar muitas mensagens de diversos usuários mostrando uma espécie de ansiedade pela data. E debochando dessa situação, comportamento típico da rede.

No Instagram a busca pela hashtag #decoraçãodenatal mostra posts com muitas guirlandas, Papais Noéis, presépios e árvores de natal postadas nas últimas 24 horas.

Os textos das fotos parecem vir direto do futuro com legendas como “a melhor época do ano está chegando” e “este ano está sendo muito estranho então vamos nos preparar para o Natal”.

Imagens mais recentes com a tag #decoracaodenatal no Instagram.
Imagens mais recentes com a tag #decoracaodenatal no Instagram.

Até no TikTok o Natal já entrou em pauta, com direito a muitas piadinhas como esta:

Voltando ao Twitter, várias pessoas já estão compartilhando imagens de panetones e chocotones empilhados em prateleiras de supermercados.

Se quiser, você pode até comprar sem sair de casa. Eu busquei por este panetone com lata decorada da Bauducco e se eu quiser ele pode chegar aqui na minha casa no próximo dia 17 de agosto.

Panettone da Bauducco já está à venda também pela internet.
Panettone da Bauducco já está à venda também pela internet.

Não nego, nem confirmo que já comprei pra mim. E por aí, o espírito natalino já chegou? Ou acaba de chegar com este post?