08/11/2019 19:00 -03 | Atualizado 08/11/2019 19:00 -03

Qual o perfil de um profissional de Moda?

Mudanças comportamentais exigem dos profissionais criatividade e qualificação

Unsplash
Mudanças comportamentais exigem dos profissionais criatividade e qualificação

Criatividade, capacidade de gerenciar projetos, versatilidade e disposição para o aprimoramento constante fazem parte das características necessárias aos profissionais que buscam um espaço ao sol no mercado da Moda. Em um segmento diretamente influenciado pelas transformações cada vez mais rápidas do comportamento do consumidor, quem é dinâmico e identifica em um piscar de olhos as oportunidades de crescimento reúne mais condições de se destacar no setor e, assim, construir uma carreira de sucesso.

 

Consumo consciente

De acordo com a coordenadora da área de Moda e Beleza do Senac-SP, Tatiana Putti, cada vez mais se fala dentro e fora das salas de aula sobre o conceito de consumo consciente. ”É um nicho com muito potencial de crescimento. Possui produtos mais caros. Entretanto, há uma mudança comportamental em curso, com tendência expressiva de massificação, o que no futuro acabará alterando a dinâmica atual de custos. Tem muita coisa mudando na questão ambiental e a Moda está diretamente ligada a isso”.

Segundo ela, o jeito das pessoas lidarem com os produtos sofrerá ainda muitas transformações. Dessa forma, isso exigirá ainda mais conhecimento dos profissionais do setor. “O fast fashion, como conhecemos hoje, estimula o consumo desenfreado de peças. Mas esse é um modelo que no futuro pode não ser o mais importante. Por isso, quem se especializa pode sair na frente. Há alunos que estudam profundamente a utilização de fibras naturais que não agridem o meio ambiente, de olho nessas novas tendências”.

Com a fibra natural, que é uma matéria-prima natural e renovável, é possível fabricar bolsas e mochilas alinhadas às novas regras de consumo, sem a degradação do meio ambiente. Além disso, oferece uma resistência alta, ao contrário do que alguns consumidores podem imaginar. Esse é um dos exemplos que demonstram a transformação constante do setor.

 

Números

Pesquisa realizada este ano pelo Instituto Nielsen com o objetivo de mapear os novos hábitos de consumo dos brasileiros mostrou que a mentalidade de parte da população está em processo de mudança. O levantamento ouviu 21 mil pessoas em 8.240 lares

Do total, 42,4% dos consumidores alteraram seus hábitos na hora das compras com o objetivo de reduzir o impacto ao meio ambiente. Além disso, 30% dos entrevistados declararam estar atentos aos ingredientes que compõem os produtos que consomem no dia a dia.

Aqui, outros dados importantes da pesquisa. Entre os entrevistados, 58% afirmaram que não compram produtos de empresas que realizam testes em animais. Por sua vez, 65% garantiram que não adquirem itens de empresas associadas ao trabalho escravo.

Desse modo, é fundamental que o profissional de Moda esteja atento ao que é necessário ser respeitado para a obtenção de certificações das peças que produz, utilização de matérias-primas renováveis, processos de produção menos poluentes, desburocratização do comércio e outras posturas sustentáveis. Só assim será possível atrair consumidores preocupados com o que acontece de uma ponta a outra na cadeia produtiva de uma blusa, shorts ou sapato, por exemplo.

 

Serviço

No Centro Universitário Senac, o Bacharelado em Design de Moda oferece, em três anos e meio, todo o suporte necessário aos alunos que buscam uma base sólida para a carreira. O curso mostra desde conceitos antropológicos até como desenvolver a identidade criativa, com informações plenas sobre sustentabilidade, empreendedorismo e economia criativa. Tudo isso, sempre em sintonia com um mercado cada vez mais em transformação.

Como cereja no bolo, o Bacharelado em Design de Moda apresenta como consultor criativo o estilista João Pimenta, um dos mais renomados do Brasil, referência em Moda masculina e figurinha carimbada há tempos no São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do País. As aulas do curso ocorrem no campus Santo Amaro. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.