Tamo Junto

6 cidades perfeitas para explorar em passeios a pé

Seja com um mapa na mão ou com ajuda de um guia local, caminhar para desbravar destinos desconhecidos, por mais óbvio que seja, permite sentir a atmosfera local e se conectar com as atrações turísticas.
Fazer passeios a pé é a melhor forma de conhecer um destino turístico.
Fazer passeios a pé é a melhor forma de conhecer um destino turístico.

Muita gente se questiona qual é o melhor jeito de conhecer uma cidade quando está viajando. Afinal, são diversas as possibilidades: passeios de bicicletas, ônibus turísticos e a boa e velha caminhada.

Seja com um mapa na mão ou com ajuda de um guia local, desbravar destinos desconhecidos a pé, por mais óbvio que seja, permite sentir a atmosfera local e se conectar com as atrações turísticas — além de deixar que você seja surpreendido pelo inesperado, seja um café especial ou um baita pôr do sol não programado.

Não à toa mais da metade dos brasileiros (57%) que programam suas experiências de viagem optam por passeios turísticos a pé, de acordo com pesquisa do Booking.

De Vientiane a Viena, separamos uma lista de cidades perfeitas para que os turistas possam visitar os lugares mais conhecidos ou se aventurar para além do circuito turístico a pé.

Anote:

A cidade de Vientiane, no Laos.
A cidade de Vientiane, no Laos.

Vientiane, Laos

Vientiane, no Laos, é um dos principais destinos para passeios turísticos a pé no Sudeste Asiático. Durante o dia, aproveite toda a beleza das amplas avenidas com arquitetura colonial francesa, dos templos budistas, como o Pha That Luang, e dos santuários, incluindo o Wat Si Saket. Um passeio também oferece uma ótima experiência com uma visita ao bazar noturno às margens do rio e ao Mercado Noturno de Vientiane para provar uma comida de rua deliciosa.

Parque em Daegu, na Coreia do Sul.
Parque em Daegu, na Coreia do Sul.

Daegu, na Coreia do Sul

Se você estiver planejando uma viagem para a Coreia do Sul, conheça Daegu. A cidade é repleta de cantinhos para quem busca uma viagem especial. Comece o seu dia explorando as vielas e experimentando a gastronomia local na viela Jin, admire os murais na rua Samduk-dong e visite o parque Duryu. Reserve o fim da tarde para uma caminhada na montanha do parque Apsan e admire o pôr do sol e a vista panorâmica da floresta, ou visite o Lago Suseong para ver um incrível espetáculo de águas.

Trois-Rivières é uma cidade na região administrativa de Quebec, no Canadá.
Trois-Rivières é uma cidade na região administrativa de Quebec, no Canadá.

Trois-Rivières, no Canadá

A cidade de Trois-Rivières pede que você use sapatos confortáveis e descubra o seu charme principalmente no nascer e no pôr do sol. As melhores opções durante o dia incluem um passeio pelo centro histórico, com mais de 50 prédios construídos construídos ainda em 1650, além de uma caminhada pela pitoresca Laviolette Bridge, uma ponte em arco que atravessa o Rio São Lourenço. À noite, visite a famosa Rues des Forges, que vai desde o Rio São Lourenço até a Rue Bellefeuille e que tem muitos bares.

A cidade de Cualiacán, no México.
A cidade de Cualiacán, no México.

Culiacán, no México

Culiacán possui uma variedade de lugares incríveis para conhecer. Durante o dia, caminhe pelo Jardim Botânico e sinta o perfume fresco das flores ou busque paz e tranquilidade com um passeio até a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, onde há uma vista imperdível da cidade.

No fim da tarde, conheça as deliciosas opções de comida de rua e prove as iguarias locais, como o chilorio (um prato do estado mexicano de Sinaloa, feito com carne de porco frita em molho chili), machaca (carne seca de porco ou vaca com tempero tradicional) ou as opções com frutos do mar frescos.

A cidade de Edimburgo, no Reino Unido. 
A cidade de Edimburgo, no Reino Unido. 

Edimburgo, no Reino Unido

A cidade medieval de Edimburgo é inesquecível. Faça uma caminhada sem pressa e visite o icônico Arthur’s Seat e o Castelo de Edimburgo, antes de provar alguns gins locais. Aproveite a noite para fazer um tour a pé pela capital da Escócia e conhecer os cenários dos contos de terror que “assombram” a cidade. Há, ainda, passeios a pé sobre as cenas de filmagens dos clássicos de Harry Potter. Para quem quiser fugir das ruas movimentadas, uma boa pedida é conhecer o interior com os Castelo de Stirlinh e o The Kelpies.

Mercado em Viena, na Áustria. 
Mercado em Viena, na Áustria. 

Viena, na Áustria

Você não vai se arrepender de uma caminhada pela linda cidade de Viena. Para os amantes da arte e do design, a visita ao Palácio de Schönbrunn, a Catedral de Santo Estevão, o Palácio Belvedere e a prefeitura neogótica Rathaus precisam constar no roteiro.