COMIDA
07/04/2019 08:49 -03

12 maneiras de economizar no ovo e na ceia de Páscoa

Dicas para ajudar você curtir essa data especial sem acabar com suas finanças.

IltonRogerio via Getty Images
Com planejamento e consciência, você consegue aproveitar a Páscoa sem abrir mão de muita coisa.

Quem já não ouviu aquele papo de que é muito mais barato comprar uma barra do que um ovo de chocolate na Páscoa? É claro que esse dado é verdadeiro. Em 2019, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) apontou que os ovos de chocolate estão 5% mais caros que no ano passado.

Mas sempre há opções para curtir esta época sem ser tão radical e, principalmente, sem precisar gastar os tubos com ovos de Páscoa e com a ceia (ou almoço) também.

″É muito comum nesta época as pessoas agirem por impulso e prejudicar suas finanças ao longo de todo o ano. É preciso planejamento e consciência. Sabendo os valores que se pode gastar, é possível economizar. Porém, são necessárias estratégias”, conta Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros.

Veja aqui 12 dicas que vão te ajudar economizar nesta Páscoa:


1- SEMPRE compare os preços
Lembra da questão barra x ovo de chocolate? Em alguns casos, a diferença entre os dois pode superar a casa dos 400%! Mas isso não quer dizer que você deva se privar de comprar um ovo. Compare preços, sempre. Com muita pesquisa você poderá achar uma solução que satisfaça o seu desejo sem esvaziar totalmente o seu bolso.

2- PENSE antes de agir
Todo mundo faz compras por impulso. Quando isso envolve algo delicioso como chocolate então… Mas antes de passar o cartão no caixa, respire e reflita sobre as consequências de comprar aquele ovo de chocolate especial. E isso nos leva à próxima dica.

3- PRIORIZE suas compras
Tudo bem que você gosta de presentear a família toda, mas você sabe que precisa fazer escolhas. Presenteie apenas as pessoas mais próximas. Próximas mesmo. Priorizar não quer dizer que você não tem apreço por aquela pessoa que não vai ganhar um ovo este ano. Há outras formas mais econômicas de você demonstrar carinho.

 4- PECHINCHAR sem medo de ser feliz
Lembre-se que quem vende prefere sempre fechar uma venda - mesmo que não seja pelo valor oferecido de cara - a ficar com o produto mofando na prateleira. Especialmente se você negocia o pagamento em dinheiro e à vista. Aí você está no controle da negociação, você dá as cartas. Outra boa forma de pechinchar é comprar uma quantidade maior em um lugar só, assim você consegue barganhar usando o argumento do que está fazendo uma compra grande e que, se não conseguir fechá-la, o vendedor abrirá mão não apenas de uma venda, mas de várias.

5- Para tudo existe uma ALTERNATIVA
Os ovos de marca estão caros demais? Que tal optar por produtos mais caseiros? Muita gente aproveita esta época de Páscoa para dar uma incrementada nos ganhos e faz ovos caseiros. Um desses empreendedores de temporada pode ser até uma pessoa conhecida sua ou alguém indicado por uma.

6- Presentes COLETIVOS
Como apontamos na dica n.º 3, você precisa priorizar seus presentes. Mas se ainda há dúvidas de quem vai ou não ganhar um ovo neste ano, optar por presentes coletivos pode ser a solução. Por que não dar um ovo para cada família? Assim, ao invés de dar 3 ou 4, você gasta com apenas 1.

7- NÃO deixe tudo para a última hora
Tanto para comprar os ovos de chocolate quanto para a ceia, não caia na armadilha de deixar tudo para a última hora. Assim você se planeja melhor e tem mais tempo para pesquisar os preços.

8- Fartura pode ser sinônimo de DESPERDÍCIO
Cuidado ao montar a mesa da ceia de Páscoa ou almoço de Sexta-feira da Paixão. Calcule bem a quantidade de pessoas e o quanto elas vão consumir. Uma mesa farta não precisa alimentar um batalhão. Desperdiçar comida não é legal e planejar o consumo de seus convidados vai te economizar também muito trabalho pós-ceia.

9- Saber onde comprar é ESSENCIAL
Saber identificar onde é melhor comprar os ingredientes da ceia é essencial para uma boa economia. As feiras de bairro podem ser melhores para produtos mais frescos, enquanto bebidas, castanhas e carnes podem sair bem mais em conta comprando em um mercado atacadista.

10- Produtos NACIONAIS podem ser uma boa
Não se engane. Não é porque alimentos e bebidas importadas são mais caros que são melhores. Há muitas opções nacionais de ótima qualidade e bem mais em conta por aí.

11- DIVIDIR a conta é sempre melhor
Não é porque a ceia seja na sua casa que apenas você terá de arcar com as despesas. Compartilhar é um dos objetivos de refeições em grupo. Ou seja, peça para que cada pessoa ou grupo que vai participar da ceia cuide de alguma coisa, como a bebida, entrada ou doces.

12- À VISTA, por favor
Deixe as compras parceladas para produtos que não há qualquer possibilidade de você comprar à vista. Para alimentação e bebidas, opte sempre por pagar de uma vez só a compra.