LGBT
19/06/2019 19:43 -03 | Atualizado 20/06/2019 18:49 -03

O guia definitivo para curtir a maior Parada LGBT do mundo

São Paulo será palco de uma série de shows e atividades para celebrar o orgulho de ser LGBT. Parada acontece no domingo (23).

Divulgação/APOGLBT
Todos os anos, Tchaka é a drag queen que faz as vezes de "mestre de cerimônias" do desfile da Parada LGBTI+ de São Paulo.

A Parada do Orgulho LGBT não é só a imensa mobilização programada para o próximo domingo (23) na Avenida Paulista. A 23ª edição virá acompanhada de uma série de atrações que vão ocupar toda a cidade.

Neste período do ano, São Paulo se enche com as cores do arco-íris e lota a agenda de quem quer aproveitar ao máximo para celebrar o orgulho de pertencer a esta comunidade. São shows, uma feira cultural, congressos, rodas de debates e desfiles. 

O evento principal da semana, que é o desfile realizado na Avenida Paulista,  terá este ano o tema “50 anos de Stonewall - Nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBTI+”, que marca o início da história de luta e de manifestações por direitos LGBT ao redor do mundo. 

Para Cláudia Garcia, presidente da APOGLBT, ONG responsável pela organização do evento, a maior preocupação é com o público. Ela frequenta a Parada desde as primeiras edições ― e pegou na mão de uma ex-namorada pela primeira vez em público durante o evento, em 2001.

“Sempre oriento as pessoas a não irem embora sozinhas porque a homofobia existe também nesse dia. Venham e vão embora em grupo, porque isso dá mais segurança”, alertou, em entrevista ao HuffPost Brasil.

Divulgação/APOGLBT
Todos os anos, a Parada leva cerca de 3 milhões de pessoas para a Avenida Paulista, em São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo, neste ano, investiu cerca de R$ 1,8 milhão em ações de apoio à Parada. De acordo com a Prefeitura, o efetivo de segurança será o mesmo do ano passado: 60 viaturas e 300 homens da GCM, além de 80 bombeiros civis, 540 seguranças privados e parceria com a Polícia Militar. 

Entre os eventos da semana LGBT, Garcia destaca o encontro interreligioso e a Parada SPFest na Audio Club. “Eu acho importante as pessoas irem. Temos que discutir o posicionamento das religiões e o auxílio delas para reduzir a homofobia e os preconceitos”, diz. Ela ainda ressalta que, na Parada SPFest, a presença da ex-Spice Girl Mel C é garantida. “Vai ser uma baita festa oficial.”

Veterano da Parada, Nelson Pereira, sócio-fundador da APOLGBT, já viu os trios cruzarem a Avenida Paulista muitas vezes, mas ainda se emociona ao lembrar como foi significativo participar de um evento com pessoas iguais a ele. “Quem nunca foi à Parada, vá, porque é um momento único na vida.”

Divulgação
Mel C, ex-Spice Girl é a principal atração internacional da Parada LGBTI+ deste ano.

Na organização do evento, ele percebe que hoje em dia há muitos jovens, e dá seu conselho: “Tenho percebido, naquela vontade da juventude de viver tudo intensamente, muito consumo de bebida. Vá com espírito de festa, de luta e intercale com muita água para chegar até o fim da manifestação. Precisamos dizer que estamos aqui, existimos e queremos ser tratados com igualdade”.

Frequentador da Parada LGBT há anos, o estilista Dudu Bertholini dá dicas de como se vestir para curtir o dia. “Nunca o sportswear dominou tanto a moda, então sua fantasia pode ter um tênis confortável para curtir os trios, dançar bastante.”

Dudu também apoia e encoraja os participantes a radicalizar nos looks, porque acredita que é o momento certo para extravasar. “Mais importante do que a roupa é botar um sorriso no rosto e abrir o coração. Apoie aquela mana que está linda, mesmo que ela seja diferente de você”, brinca.

Dudu aposta no upcycling, a tendência da moda de reaproveitar itens do armário para criar novos visuais. “O mundo caminha para isso cada vez mais, é uma forma de se divertir e gerar um impacto positivo.” 

O HuffPost Brasil selecionou abaixo destaques da programação desta semana:

1º Congresso Igrejas e Comunidade LGBTI+

Dias 20, 21 e 22

9h às 17h

Paróquia da Santíssima Trindade - Praça Olavo Bilac, 63

A relação de pessoas LGBT+ com a religiosidade nem sempre é fácil. Buscando repensar essa lógica, foi organizada a primeira edição do Congresso para reunir representantes de variadas fés, com discussões de temas relativos a crenças dentro da comunidade. É necessário se inscrever pelo site.

 

19º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT

Dia 21

19h às 20h30

Audio - Avenida Francisco Matarazzo, 694

Todo ano são premiadas as pessoas que mais contribuíram para os avanços da comunidade LGBT+. Em 2019, mais de 7 mil pessoas votaram nos indicados de sete categorias, e os vencedores serão revelados ao vivo no evento.

 

ParadaSP Fest

Dia 21

22h às 06h

Audio - Avenida Francisco Matarazzo, 694

Se o fervo ao ar livre de domingo é o ápice da semana, na noite de sexta-feira acontece o aquecimento dos organizadores da Parada. A balada, que pretende juntar todas as tribos do espectro LGBT+, traz a Spice Girl Melanie C, as drags inglesas do grupo Sink the Pink, e 23 DJs para virar a noite.

Adquira o ingresso antecipado aqui.

 

POC CON

Dia 22

10h às 19h

Osaka Naniwa-Kai - Rua Domingos de Morais, 1.581

Acontece este ano a primeira edição da Feira LGBT+ de quadrinhos e artes gráficas, com talentos da comunidade que produzem seus HQs e outras modalidades para nerd nenhum botar defeito.

 

Roda de Conversa com autores LGBT+

Dia 22

18h a 20h

Livraria Cultura Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073

Escritores como Alice Reis e Roberto Muniz sentam-se em uma roda de bate papo ao melhor estilo Flip. Com mediação de José Carlos Honório, autores discutem sobre a própria produção e comentam autores internacionais que influenciam sua obra. É só chegar.

 

VHS Pride

Dia 22

23h às 06h

Cine Joia - Praça Carlos Gomes, 82

A VHS faz sua primeira festa do orgulho para quem quiser começar a Parada já na noite de sábado. Os quatro DJs escolados no cancioneiro pop devem agitar a pista do Cine Joia. Ingressos aqui.

 

V de Viadão - Rave do orgulho

Dia 22

23h59 às 07h

ZIG Club - Rua Álvaro de Carvalho, 190

Para quem gosta de fritar na pista, a festa não decepciona. Em clima liberal, com performances artísticas e público bastante animado, a festa dessa vez vai virar a noite para preparar o público para a Parada LGBT+. Ingressos neste link.

 

23ª Parada do Orgulho LGBT+ - 50 anos de Stonewall

Dia 23

10h às 18h

Início: Avenida Paulista

Abertura: Passeata Mães pela Diversidade

Programação nos trios elétricos de patrocinadores:

Burger King

Shows: Melanie C (Spice Girls), Lexa, As Donas, DJ Cris Negrini

Avon

Shows: Gloria Groove, Iza, Aretuza Lovi, Luísa Sonza, Mc Pocahontas

Amstel

A marca terá um trio no evento, que será comandando pela IZA.

Uber

Estarão no trio Mateus Carrillho, Candy Mel, Bia Ferreira, Lia Clark, Dudu Bertholini, Jaloo, Karol Conká, Mulher Pepita, Alinne Rosa e Bruna Linzmeyer.