Comportamento

Papagaio-cinzento é um dos mais inteligentes e solidários da espécie

Incrível como eles são espertos e generosos.

Os papagaios-cinzentos são conhecidos por sua inteligência, mas há uma característica em especial do seu comportamento que tem chamado a atenção dos pesquisadores: o seu espírito solidário.

Em um teste realizado em uma universidade na Alemanha, os biólogos conseguiram entender mais detalhes do comportamento curioso da ave, que consegue perceber quando outro animal precisa de sua ajuda, mesmo sem receber nada em troca.

Além dos humanos, apenas bonobos (espécies de macacos) e orangotangos demonstraram resultado semelhante nesse tipo de teste. Até mesmo outros primatas, como chimpanzés e gorilas, não foram aprovados.

O experimento foi publicado na revista acadêmica Current Biology e liderado por Désirée Brucks, pesquisadora da Universidade Ludwig Maximilian, em Munique.

Papagaios-cinzentos percebem quando outro pássaro precisa de sua ajuda.
Papagaios-cinzentos percebem quando outro pássaro precisa de sua ajuda.

Inicialmente, as aves foram treinadas uma por uma. Cada uma delas recebeu uma pilha de argolas de metal e aprenderam que cada uma das argolas podia ser trocada por comida, bastava entregá-las para o pesquisador.

Um mês após o treinamento, os dois pássaros que participavam do estudo foram separados e só um deles recebeu as fichas.

Ao perceberem que o pesquisador chegava com a comida, o pássaro que estava com as argolas passava as fichas para o seu “companheiro” sem moedas. Em seguida, ele entregava a ficha para o pesquisador e recebia o alimento em troca.

Para a pesquisadora, o resultado do experimento trouxe mais detalhes de como o papagaio-cinzento compreende quando outro pássaro precisa de sua ajuda, uma vez que os animais que estavam inicialmente com as argolas não possuíam nenhum benefício imediato em dividi-las com o outro animal.

Em outros testes, os pesquisadores realizaram o mesmo experimento com outros tipos de aves, como a arara-azul, mas não obtiveram resultado semelhante.