ENTRETENIMENTO
26/08/2019 16:55 -03 | Atualizado 26/08/2019 17:04 -03

'Pacarrete', grande vencedor do Festival de Gramado, vai conquistar seu coração

Filme estrelado pela veterana Marcélia Cartaxo ("A Hora da Estrela') é baseado em uma tocante história real. ❤

Baseado em uma história real, Pacarrete, estrelado pela atriz Marcélia Cartaxo - que ficou mundialmente famosa como Macabéa no clássico A Hora da Estrela (1985) - tem tudo para ser um dos grandes filmes do ano. E olha que a concorrência entre as produções brasileiras em 2019 está fortíssima.

Grande vencedor do 47º Festival de Gramado, encerrado neste domingo (25), o filme do estreante Allan Deberton faturou oito Kikitos, incluindo de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Roteiro.

Veja o trailer de Pacarrete aqui:


Filmado na cidade de Russas (no Ceará) - onde viveu a personagem-protagonista e cidade natal de Deberton -, Pacarrete conta a história de uma mulher que alimentou desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha, mesmo sendo de uma cidade conservadora onde mulher nascia para casar e ter filhos.

Em Fortaleza, ela consegue ficar nos centros dos palcos como bailarina clássica e se tornar professora de ballet. Com a aposentadoria, retorna a Russas onde pretende dar continuidade ao seu trabalho, mas só se depara com desrespeito à sua arte. Em vez de plateias de admiradores e aplausos, ela se defronta com o despeito daqueles que cruzam seu caminho.

A bailarina de outrora, que acredita ainda ser, virou a “louca da cidade”.   

“O filme é inspirado na minha vizinha. Esperei 10 anos para fazê-lo e tentei colocar na tela todas as lembranças da época, do lugar, de quando ouvi falar dela pela primeira vez. Tornou-se um filme movido por uma locomotiva de sensações”, explica o diretor.

“Quem ouviu falar da bailarina poderá revisitar a nossa protagonista na tela e quem nunca ouviu falar dela irá se emocionar com a história desta senhora que, de louca, só se for por sua arte. ‘Pacarrete’ lutou pela sua arte no mundo. Hoje, muitos anos depois, infelizmente ainda precisamos resistir e explicar sobre a necessidade da arte”, acrescenta.

O elenco principal do longa conta ainda com as atrizes paraibanas Zezita Matos (Onde Nascem os Fortes) e Soia Lira (Central do Brasil e Abril Despedaçado), o ator baiano João Miguel (Cinema, Aspirinas e Urubus e Estômago), os cearenses Débora Ingrid (A História da Eternidade), Samya de Lavor (Inferninho e O Último Trago), Edneia Tutti (Os Olhos de Arthur) e Rodger Rogério (Bacurau), além da participação de atores e atrizes da própria cidade. 

Com suas atuações em Pacarrete, João Miguel e Soia Lira ganharam, respectivamente, os Kikitos de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante em Gramado.

Pacarrete deve estrear nos cinemas no primeiro semestre de 2020.