ENTRETENIMENTO
05/02/2020 04:00 -03

7 filmes que exaltam o protagonismo feminino para quem amou 'Adoráveis Mulheres'

Há muitos outros filmes com mulheres no comando que valem a pena assistir.

Divulgação
"Alien, O Oitavo Passageiro", "Mad Max: Estrada da Fúria", "Dois Dias, Uma Noite" e "Frozen - Uma Aventura Congelante" são alguns dos filmes da nossa lista.

Logo que anunciou os finalistas do Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi alvo de muitas críticas com relação à diversidade e representatividade dos candidatos na edição de 2020.

Uma das mais enfáticas era o fato de não haver uma mulher entre os candidatos à estatueta de Melhor Direção. Em especial, Greta Gerwig, atriz e cineasta que viu seu novo longa,Adoráveis Mulheres, entrar na lista de concorrentes em seis categorias. Entre elas a principal, de Melhor Filme.

Outros filmes, como o Retrato de uma Jovem em Chamas e Atlantique, das francesas Céline Sciamma e Mati Diop, respectivamente, também ficaram fora da premiação neste ano. Sciamma foi vencedora do prêmio de Melhor Roteiro na última edição do Festival de Cannes, enquanto Diop faturou um prêmio ainda mais importante, o Grand Prix. E logo em seu filme de estreia.

Além desses exemplos de excelentes filmes que retratam as mulheres sem estereótipos, há muitos outros por aí que valem a pena assistir, como Cleo das 5 às 7, de 1962, e Dois Dias, Uma Noite, de 2014. Abaixo, estão outros 7 filmes que trazem mulheres como protagonistas e que inspiram, assim como Adoráveis Mulheres.

Cleo das 5 às 7 (1962)

Divulgação

Sinopse: Enquanto espera o resultado de um exame médico que vai indicar ou não se ela tem um câncer no estômago, a cantora Cléo (Corinne Marchand) anda sem rumo pelas ruas de Paris para tentar contar sua angústia. Até que conhece um soldado prestes a embarcar para uma guerra.
Onde ver: Telecine Play.

Thelma & Louise (1991)

Divulgação

Sinopse: Cansadas de suas vidas monótonas, a garçonete Louise Sawyer (Susan Sarandon) e a dona de casa Thelma (Geena Davis) largam tudo e pegam a estrada, sem rumo. Durante a viagem, elas acabam se envolvendo em um crime e, perseguidas pela polícia, resolvem fugir para o México.
Onde ver: Telecine Play.

Dois Dias, Uma Noite (2014)

Divulgação

Sinopse: Após ser demitida porque seus colegas de trabalho preferiram ganhar um bônus do que mantê-la no emprego, Sandra (Marion Cotillard) tem um final de semana para tentar convencer os colegas a mudarem de ideia, abrindo mão do dinheiro extra para que ela reconquiste sua vaga.
Onde ver: Globoplay.

Alien, O Oitavo Passageiro (1979)

Divulgação

Sinopse: Ao retornar para a Terra, a nave rebocadora Nostromo recebe um pedido de socorro de outra nave que caiu em um planeta próximo. A tripulação resolve investigar, mas um dos integrantes é atacado por um criatura estranha que fica presa em seu rosto. Logo, o grupo consegue livrar o companheiro, mas em uma refeição, um bicho sai do estômago dele, explodindo seu barriga. A criatura logo se desenvolve e se mostra um monstro que vai matar cada um dos membros da tripulação. Porém, a subtenente Ripley (Sigourney Weaver)  surpreende como uma adversária à altura do monstro.
Onde ver: Microsoft Store, Google Play e iTunes (para alugar).

A Paixão de Joana D’Arc (1928)

Divulgação

Sinopse: Depois de liderar os franceses em diversas vitórias contra os invasores ingleses durante a Guerra dos 100 Anos, a jovem camponesa Joana D’Arc (Maria Falconetti) - que disse ter conseguido tal feito inspirada por uma visão de São Miguel - é presa, torturada e condenada à morte, acusada de bruxaria.
Onde ver: Telecine Play.

Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Divulgação

Sinopse: Capturado por um grupo de seguidores fanáticos do déspota Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), Max (Tom Hardy) é obrigado a participar de uma caçada a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), que fugiu da tribo liderada por Joe levando suas noivas. No meio do fogo cruzado, Max acaba nas mãos de Furiosa e aceita em ajudá-la na fuga pelas estradas desertas de um mundo pós-apocalíptico. 
Onde ver: Looke, Google Play, iTunes e Microsoft Store (para alugar). 

Frozen - Uma Aventura Congelante (2013)

Divulgação

Sinopse: Sem saber como controlar seus poderes mágicos, a recém empossada rainha Elsa deixa o reino de Arendell e vai se refugiar em um castelo de gelo longe de tudo e de todos. Inconformada com a decisão da irmã mais velha, a princesa Anna vai atrás de Elsa para convencê-la a voltar a seu posto.
Onde ver: Amazon Prime Video.