ENTRETENIMENTO
24/02/2019 23:12 -03 | Atualizado 25/02/2019 03:32 -03

Oscar 2019: A lista completa de vencedores da noite

Filme dirigido por Peter Farrelly (Quem Vai Ficar com Mary?) conquistou a principal estatueta em uma noite cheia de surpresas.

Craig Sjodin via Getty Images
Peter Farrelly, diretor de Green Book - O Guia, faz seu discurso de agradecimento ao vencer o Oscar de Melhor Filme.

Em um formato bem diferente do utilizado nos últimos anos, a 91ª edição do Oscartambém contou com algumas surpresas entre seus premiados. A começar pelo principal vencedor, Green Book - O Guia, que não era o mais cotado para conquistar a estatueta de Melhor Filme.

 

Outro Oscar surpreendente foi o de Melhor Atriz. Glenn Close era a favorita para finalmente conseguir a estatueta em sua sétima indicação. Mas foi a inglesa Olivia Colman que venceu logo em sua primeira tentativa, pelo filme A Favorita.

Porém, quem brilhou mesmo foram Spike Lee, e duas profissionais por trás do do longa Pantera Negra: Ruth E. Carter e Hannah Beachler.

Mesmo muito respeitado no meio e com uma carreira de 40 anos, foi apenas neste domingo que Lee conseguiu seu primeiro Oscar. Não como diretor, como ele mais gostaria, mas como roteirista de Infiltrado na Klan.

Seu discurso foi o mais enfático e combativo da noite, o que é a cara dele: 

“Eu louvo nossos antepassados ​​que ajudaram a construir este país mesmo com o genocídio de seu povo. Vamos todos nos mobilizar. Vamos todos ficar do lado certo da história. Fazer a escolha moral do amor contra o ódio. Vamos fazer a coisa certa!”  

No entanto, o feito mais significativo da noite foram os prêmios conquistados por Lee, Ruth E. Carter e Hannah Beachler.

Ruth tornou-se a 1ª mulher negra a ganhar o Oscars de Figurino e Hannah Beachler é a 1ª mulher negra indicada (e vencedora) na categoria Direção de Arte. Ambas por Pantera Negra

“Eu não posso dizer o suficiente sobre como esse filme se conectou com as pessoas de uma maneira tão bonita. As pessoas querem honrar a si mesmas, querem honrar sua cultura, querem honrar a África . Eles só querem ser felizes por serem quem são, não tentando ser algo que não são”, disse Carter.

Mesmo que Roma não tenha saído da festa com o principal prêmio da noite, Alfonso Cuarón também entrou para a história. Ele é a primeira pessoa a vencer nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Direção em uma mesma edição do Oscar. Como diretor, aliás, esta é sua 2ª estatueta. A 1ª ele conquistou em 2014 com Gravidade

Veja abaixo a lista completa de vencedores do Oscar 2019.