NOTÍCIAS
29/01/2019 13:53 -02 | Atualizado 29/01/2019 14:11 -02

Não cabe ao governo intervir na direção da Vale, diz Onyx Lorezoni

Na segunda-feira (28), o presidente em exercício Hamilton Mourão afirmou que a interferência estava em estudo.

Adriano Machado / Reuters

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta terça-feira (29) que não cabe ao governo federal interferir na substituição da direção da Vale. Segundo ele, a golden share do governo (ação especial criada na privatização com poder de veto) não permite esse tipo de medida. A possível intromissão foi mencionada na segunda-feira (28) pelo presidente em exercício Hamilton Mourão.

“Temos que aguardar o andamento das investigações. Não cabe ao governo federal apoiar nenhuma empresa ou diretoria de qualquer empresa que não seja de sua absoluta responsabilidade”, disse o ministro em coletiva de imprensa.

Para Lorenzoni, é preciso considerar o impacto no mercado financeiro do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

“Não há condição de haver qualquer grau de interferência. Não seria uma boa sinalização para o mercado. (…) É preciso ter prudência para saber que o que está em jogo, além da vida das famílias, é um setor econômico muito relevante para o pais. É preciso ter equilíbrio.”

Bolsa de valores

Na segunda-feira, a afirmação de Mourão de que a destituição da diretoria da Vale estava em estudo fez as ações da empresa caírem ainda mais no mercado financeiro.

“Essa questão da diretoria da Vale está sendo estudada pelo grupo de crise. Vamos aguardar quais são as linhas de ação que eles estão levantando. (…) Punição tem que doer no bolso, que já está sendo aplicada. E, se houve imperícia ou imprudência ou negligência por parte de alguém dentro da empresa, essa pessoa tem que responder criminalmente. Porque, afinal de contas, quantas vidas foram perdidas nisso aí?”, disse Mourão.

Ao jornal O Globo, a analista da Coinvalores Sabrina Cassiano afirmou que as falas do presidente em exercício trouxeram “incerteza e preocupação”. “Apesar de o governo não poder tirar diretamente a diretoria, ele pode usar de algum artifício para isso, embora o mercado não saiba como isso poderia ser feito”, disse.

Nesta terça-feira, as ações da Vale se recuperam, estão em alta de 2,88%. Na segunda-feira, fecharam em queda de 24,52%.