NOTÍCIAS
16/03/2020 14:41 -03

OMS diz ter registro de que crianças morreram por coronavírus

“Temos uma mensagem simples para todos os países: teste, teste, teste”, disse o diretor-geral da OMS nesta segunda.

Anadolu Agency via Getty Images

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que há registro de morte de crianças por coronavírus.   

Ghebreyesus não deu detalhes sobre o perfil das vítimas, mas confirmou nesta segunda-feira (16) que o Covid-19 pode ser mortal também para crianças e jovens. “Esta é uma doença séria. Embora a evidência que temos sugira que aqueles com mais de 60 anos correm maior risco, jovens, incluindo crianças, morreram”, afirmou em coletiva de imprensa em Genebra. 

A entidade ressaltou que os grupos mais vulneráveis continuam sendo idosos e pessoas com imunidade baixa e doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão. 

Já a diretora técnica da OMS, Maria van Kerkhove, afirmou que, apesar de relatórios não apontarem transmissões do vírus em lugares como escolas, a entidade já registrou morte de crianças pela infecção. 

“Não podemos dizer universalmente que é leve em crianças. Então é importante que protejamos as crianças como uma população vulnerável”, ressaltou.

Gebreyesus explicou que as medidas de isolamento social são justificadas pela escalada de casos no mundo. 

A OMS ainda pediu nesta segunda a todos os países que aumentem seus programas de testes, como uma das maneiras de retardar o avanço da pandemia de coronavírus. 

“Temos uma mensagem simples para todos os países: teste, teste, teste”, disse Ghebreyesus, ressaltando que, sem teste, casos não podem ser isolados e a cadeia de infecção não será interrompida.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost