O que fazer quando alguém tossir ou espirrar perto de você

Essa dica pode te ajudar a evitar uma potencial contaminação por coronavírus.

Anthony Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, fez um alerta preocupante no início de setembro, com a chegada do outono, das baixas temperaturas e da temporada de gripe: os americanos precisam parar de olhar para o “lado bom das coisas” e se preparar para um segunda onda de covid-19.

“Precisamos nos preparar para o outono e o inverno, porque não vai ser fácil”, disse Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, durante um painel na Harvard Medical School.

Robert Redfield, o diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, também fez uma previsão sombria, afirmando em julho ao Journal of the American Medical Association que o outono e o inverno “serão provavelmente uma das épocas mais difíceis que já atravessamos em termos de saúde pública no país”.

Isso significa que os americanos precisam tomar todas as precauções para proteger a si mesmos e aos outros. Como a covid-19 é transmitida principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias de espirros ou tosse, Fredrick Sherman, professor da Escola de Medicina Icahn no hospital Monte Sinai, deu à revista The Atlantic uma dica útil para ajudar a conter a propagação do coronavírus.

Sherman disse que, se alguém espirrar ou tossir perto de você, “expire imediatamente para evitar a inalação de gotículas ou aerossóis. Aperte os lábios para fazer a expiração durar mais. Afaste totalmente a cabeça da pessoa e se afaste”.

Isso não significa proteção definitiva contra a covid-19, mas pode reduzir a quantidade de vírus a que você está exposto se a pessoa que tossiu ou espirrou for contagiosa.

Você tem mais chances de ficar doente se inalar doses mais altas do vírus, de acordo com a The Atlantic. O tempo de exposição também é determinante na transmissão; quanto mais tempo você estiver exposto a eles, mais tempo terá o vírus para entrar em seu organismo.

Existem, é claro, outras medida que você deve tomar para reduzir o risco de contrair o coronavírus. Mesmo que esteja frio, continue encontrando as pessoas ao ar livre. De acordo com o CDC, você corre um risco maior de contrair covid-19 em ambientes fechados, pois há menos ventilação.

Você também deve usar máscara, provavelmente a melhor proteção contra o vírus neste momento.

Albert Ko, chefe do departamento de epidemiologia de doenças microbianas da Escola de Saúde Pública da Universidade Yale, disse à The Atlantic que as pessoas também deveriam aceitar que as máscaras “farão parte de nossas vidas indefinidamente”. Alguns especialistas afirmam que continuaremos usando máscaras até 2021, mesmo quando houver uma vacina.

Ko disse que “podemos nos concentrar em melhorar eficácia das máscaras e torná-las menos incômodas”.

“E não se trata apenas do design das máscaras”, afirmou Ko. “Podemos criar maneiras mais inovadoras de promover o uso delas.” Luxemburgo, por exemplo, enviou pelo correio máscaras para toda a população.

Por fim, continue lavando ou desinfetando as mãos, bem como as superfície de alto contato em sua casa.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.