ENTRETENIMENTO
19/03/2020 18:52 -03 | Atualizado 19/03/2020 19:13 -03

11 iniciativas online e gratuitas para você aproveitar durante a quarentena

Faça cursos na Casa do Saber On Demand, assista à filmes premiados no Spcine Play, curta shows de grandes nomes brasileiros no #FestivalFicoEmCasaBR e mais.

Em tempos de isolamento social, ocupar o tempo de forma saudável fora do horário de expediente pode ser um desafio. Sabendo disso, o HuffPost Brasil selecionou 13 iniciativas online lançadas nos últimos dias e que podem ser acessadas gratuitamente de qualquer smartphone com acesso à internet.

De festivais de música brasileira a cursos breves de filosofia, os programas que você acompanha abaixo propõem momentos tanto de entretenimento quanto de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, que podem te ajudar a manter o equilíbrio da saúde mental nesse período de crise do coronavírus.

 

1. Casa do Saber 

A Casa do Saber é um espaço cultural em São Paulo que combina conteúdo online e eventos presenciais. Por 30 dias, todos os cursos do aplicativo Casa do Saber On Demand estarão com acesso liberado. Há cursos sobre artes plásticas, literatura, filosofia, psicanálise, entre outros temas.

 

2. Pinacoteca de São Paulo

Com as portas fechadas para visitantes, a Pinacoteca de São Paulo criou o #PinaDecasa. Todas os dias pela manhã, pelas próximas semanas, a instituição vai compartilhar no feed do Instagram uma obra de arte de sua coleção com comentários dos curadores da casa e pesquisadores. Nos stories, a Pinacoteca vai revisitar exposições de sucesso e registros inusitados dos visitantes.

 

3. Canal Arte1

Até o dia 14 abril, todo o conteúdo produzido pelo Arte1 estará disponível para acesso e consumo gratuito no aplicativo Arte1 Play. De acordo com o canal de TV são mais de 1.200 vídeos sobre arte disponível na plataforma, incluindo séries, entrevistas, documentários e reportagens.

  

4. Pipoca Press

A editora independente Pipoca Press oferece gratuitamente a versão em PDF do livro Terreno, lançado em 2016, uma coletânea de textos de 12 autores.

 

5. Leia em Casa

A Companhia das Letras lançou uma nova edição de newsletters focada nas pessoas que vão permanecer em isolamento domiciliar nas próximas semanas. Para receber os conteúdos produzidos pelo time de editores e autores da casa, basta se inscrever no site da editora e selecionar suas preferências de leitura.

 

6. 21 dias de yoga 

A Pri Leite oferece em seu canal no YouTube a série 21 dias de yoga focado no que ela chama de amor próprio. Os vídeos foram lançados antes da pandemia da covid-19, mas se encaixam perfeitamente neste momento em que muitos brasileiros estão voluntariamente vivendo em distanciamento social.

  

7. Spcine Play

A  plataforma pública de streaming Spcine Play liberou, na última terça (17), todo o seu conteúdo para ser assistido gratuitamente pelos próximos 30 dias. Entre os destaques do catálogo estão filmes de importantes cineastas brasileiras, como Tata Amaral (Um Céu de Estrelas), Lúcia Murat (Uma Longa Viagem) e Helena Ignez (Poder dos Afetos).

 

8. Isolamento Acústico

Na última terça (17), o selo musical gaúcho Loop Discos lançou o Isolamento Acústico, que até o próximo dia 9 de abril, transmitirá diariamente, ao vivo, shows de diversos artistas via Instagram. Na programação estão nomes como Lucas Silveira, João Maldonado, Nani Medeiros e Rê Adegas. A apresentações ocorrem sempre às 22h.

 

9. Festival #TamoJunto

Da próxima sexta (20) até domingo (23), o jornal O Globo promove o Festival #TamoJunto, que reúne mais de 20 atrações, incluindo Adriana Calcanhotto, Margareth Menezes, Dona Onete, Duda Beat e Jardes Macalé. Os shows serão transmitidos tanto pelo site do jornal quanto pelas redes sociais. 

  

10. Festival Música em Casa 

Sandy, Jão, Melim e Tropkillaz estão entre os destaques da programação do Festival Música em Casa, que ocorre entre  os próximos dias 20 e 29 de março. Os shows exclusivos serão realizados diretamente da casa de cada artista e transmitidos pelo Instagram do evento.

 

11. #FestivalFicoEmCasaBR

76 artistas devem se apresentar no Festival Fico em Casa BR, que será realizado de 24 a 27 de março. Entre as atrações confirmadas estão Daniela Mercury, Rennan da Penha, Maria Gadú, Dudu Nobre e Emicida.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost