COMIDA
07/07/2019 03:00 -03 | Atualizado 15/07/2019 18:15 -03

O que é ginger beer, principal ingrediente do clássico Moscow Mule

A ginger beer, que de cerveja não tem uma gota, é mais uma bebida fermentada, só que feita de suco de gengibre.

bhofack2 via Getty Images

Ainda incomum no Brasil e pouco conhecido entre consumidores, a ginger beer, ou gengibirra, vem vagarosamente ganhando espaço na coquetelaria nacional e nas prateleiras de empórios.

A bebida é o ingrediente principal do Moscow Mule, drink dos anos 50 que voltou à moda nos bares brasileiros, sobretudo no Sudeste. 

A ginger beer, que de cerveja não tem uma gota, é mais uma bebida fermentada, só que feita de suco de gengibre ― daí a confusão com “cerveja”. 

Diferentemente do refrigerante de gengibre, a ginger beer, ou “gengibirra”, tem um sabor mais picante, mais carregado de gengibre e menos gaseificado. “No início, ela era produzido com fermentação e o resultado era uma ginger beer muito pesado e picante. Um tapa na cara de gengibre”, conta Ricardo Barrero, brand ambassador de London Essence no Brasil, que entrou no mercado brasileiro no início deste ano. 

Porém, com o tempo, a ginger beer ficou mais leve e com um sabor mais delicado. 

Já bastante consumido em países como Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra e Austrália, ela ainda é desconhecido por aqui. Existem poucas marcas estrangeiras e nacionais que a produzem. A bebida pode ser tanto usada em drinks alcoólicos e não alcoólicos, quanto apreciado puro, com gelo e rodelas de limão. Uma garrafa de aproximadamente 300 ml de ginger beer custa cerca de R$ 8.

Divulgação
Linha de mixers da London Essence

A falta dela no mercado nacional, inclusive, fez com que bartenders dessem uma “brasileirada” no Moscow Mule. “O Moscow Mule vem sem a espuma, só no Brasil é servido com espuminha de gengibre”, contou Ricardo. “Como não tinha tanta oferta de ginger beer, os bartenders fizeram uma espuminha de gengibre, mas a receita original não tem isso.”

A ginger beer pode ser usada em diversos drinks como Dark and Stormy, o Buck’s Fizz, e algumas versões com Bourbon. “Ela é muito versátil, funciona para destilados claros e escuros.”

Porém, o que o fez cair nas graças do público foi o Moscow Mule, que leva vodca, suco de limão e ginger beer. Veja abaixo a receita do clássico drink que voltou com tudo nos últimos anos:

Moscow Mule

Fudio via Getty Images

Ingredientes: 

  • 60 ml de vodca
  • 20 ml de suco de limão
  • 90 ml de ginger beer
  • 1 rodela de limão
  • Gelo

Como fazer: em uma caneca de cobre (essencial para dar charme ao drink), adicione todos os ingredientes e mexa com gelo. Decore com uma rodela de limão.