Comida

Tentar uma nova receita pode torná-lo mais consciente sobre o que você come

Mais sabores e alimentos saudáveis ​​é uma vitória!
Participar de uma atividade criativa fácil - como cozinhar - todos os dias pode aumentar a felicidade e fazer com que se sinta mais entusiasmado com seus planos para o dia seguinte.
Participar de uma atividade criativa fácil - como cozinhar - todos os dias pode aumentar a felicidade e fazer com que se sinta mais entusiasmado com seus planos para o dia seguinte.

As pessoas estão estressadas, ansiosas e se sentindo desconectadas uma da outra. Aqui está uma pequena dica para ajudar você a se sentir bem.

O hábito de hoje: experimente uma nova receita em casa.

Sempre que você estiver se sentindo: com vontade de aprender algo novo; quando você quer impressionar seus amigos, amores ou familiares.

Como fazer: tire a poeira desses livros de culinária; é hora de encontrar uma nova receita, de preferência fácil, que você possa fazer em casa.

Sabemos que é mais fácil fazer as mesmas refeições para o jantar toda semana, mas, em algum momento, nos cansamos de comer macarrão todas as noites (não é pessoal; nós te amamos, macarrão!). E se você tem uma família para quem cozinhar, incluindo pessoas exigentes, encontrar uma nova receita pode ser duplamente importante.

Com tantos blogs de comida por aí, pode ser exaustivo encontrar algo novo para adicionar às nossas refeições. Ainda assim, descobrir uma nova receita que nós e nossos entes queridos amam pode fazer o trabalho valer a pena.

Descobrir uma nova receita que nós e nossos entes queridos amam pode fazer o trabalho valer a pena.
Descobrir uma nova receita que nós e nossos entes queridos amam pode fazer o trabalho valer a pena.

Reconhecemos que nem todos têm tempo ou meios para cozinhar uma refeição saudável todos os dias; é por isso que queremos incentivá-lo a tentar essa atividade só quando sentir que você tem espaço e recursos. Talvez você possa pedir para seu companheiro ou um amigo cuidar das crianças enquanto você cozinha; ou aproveitar a promoção de ingredientes no mercado, por exemplo. O que quer que você decida fazer, não se pressione - isso deve ser divertido.

Como isso pode ajudar: mesmo que você não adore cozinhar, essa atividade, especialmente quando é para preparar uma refeição que você nunca experimentou antes, tem benefícios emocionais, mentais e nutricionais.

Um artigo de 2018, chamado Benefícios psicossociais das intervenções culinárias: uma revisão sistemática [tradução livre], publicado na Health Education & Behavior, analisou pesquisas sobre como atividades baseadas na culinária afetavam a saúde, confiança, auto-estima, socialização e o humor.

Embora os autores do estudo tenham constatado que a qualidade da pesquisa era limitada, eles sugeriram que cozinhar tem um impacto positivo nas pessoas, embora mais pesquisas precisem ser feitas sobre o tema.

Criatividade pode aumentar a felicidade

Alguns estudos mostraram ligações entre fazer pequenos atos criativos e saúde mental positiva e, se cozinhar não é criativo, não sabemos o que é.

Um estudo de 2016 publicado no Journal of Positive Psychology concluiu que participar de uma atividade criativa fácil - como cozinhar e assar - todos os dias pode aumentar a felicidade e fazer com que se sinta mais entusiasmado com seus planos para o dia seguinte.

Por exemplo, se alguém cozinhar uma refeição deliciosa em uma noite, esse sentimento de realização aumentará a probabilidade de continuar cozinhando.

Pesquisas demonstram que cozinhar para os outros ajuda as pessoas a formar laços.  
Pesquisas demonstram que cozinhar para os outros ajuda as pessoas a formar laços.  

Culinária altruísta

Também foi demonstrado que cozinhar para os outros ajuda as pessoas a formar laços.

“Há uma quantidade enorme de estímulo à confiança e auto-estima, ao cozinhar para outras pessoas”, disse Julie Ohana, uma terapeuta de arte culinária, ao HuffPost. “E isso é parte desses efeitos psicológicos sobre a capacidade de fazer algo com o qual você se sente realmente bem”.

“Cozinhar pode ser uma porta de conexão”, disse a terapeuta Justyna Wawrzonek a Bustle. “Para alguém com dificuldades com contato social, o ato de compartilhar a criação de uma refeição caseira pode ser realmente poderoso. O feedback positivo e o fato de ver alguém curtir, apreciar e valorizar sua criação (a refeição) têm implicações importantes para a reconstrução do valor de uma pessoa.”

Cozinhando para si mesmo

Se você está cozinhando uma nova receita para si mesmo, não só está comendo de maneira mais saudável (porque está mais consciente do que está colocando em seu corpo), como está expandindo a variedade nutricional de suas refeições. Mais sabores e alimentos saudáveis ​​é uma vitória!

Tentar algo novo adiciona algum tempero (literalmente) à vida. “A escolha de uma nova receita toda semana nos forçou a pensar (um pouco) fora da caixa”, escreveu Heather Mayer Irvine no Runner’s World sobre sua experiência em experimentar uma nova receita toda semana, durante dois meses.

“Você se acostuma a se alimentar de forma saudável e acaba usando os mesmos alimentos, e isso corre o risco ser entediante”, disse a nutricionista Lisa Bruno à Runner’s World. “Assim que você fica entediado, não gosta mais dessa comida e pode começar a desejar alimentos que não são os mais saudáveis”.

“Você se acostuma a se alimentar de forma saudável e acaba usando os mesmos alimentos, e isso corre o risco ser entediante”, disse a nutricionista Lisa Bruno.
“Você se acostuma a se alimentar de forma saudável e acaba usando os mesmos alimentos, e isso corre o risco ser entediante”, disse a nutricionista Lisa Bruno.

Como começar: veja o que você está comendo durante a semana. Falta alguma coisa que você acha que precisa em sua dieta? Talvez você precise de mais ferro - uma rápida pesquisa on-line gera dezenas de receitas. Ou talvez você queira experimentar uma refeição #segundasemcarne - o Pinterest tem muitas opções fáceis e deliciosas. O Pinterest é um tesouro de idéias para refeições; tudo o que você precisa fazer é procurar o que deseja, sejam receitas fáceis, jantares para duas pessoas ou refeições saudáveis.

Não tem tempo para cozinhar? Você pode preparar refeições maiores com antecedência: faça um lote de chili e guarde no freezer e você tem alguns jantares prontos para os próximos dias.

Kits por assinatura também são uma boa opção para quem é iniciante; uma caixa virá com todos os ingredientes e receitas que você provavelmente nunca experimentou antes. Portanto, você não apenas recebe uma refeição deliciosa, como também aprende a cozinhar. E você pode cancelar sua assinatura quando pegar o jeito da sua cozinha.

Como isso nos faz sentir: Cheio! kkkkk Com toda a seriedade, quando encontramos uma nova receita que amamos e que pode ser adicionada à nossa rotina semanal de refeições, nos sentimos muito felizes. A comida nos faz sentir contentes e satisfeitos.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost Canadá e traduzido do inglês.