ENTRETENIMENTO
12/09/2020 17:30 -03

'Nomadland', da chinesa Chloe Zhao, ganha o prêmio principal do Festival de Veneza

Filme estrelado por Frances McDormand conta a história de uma viúva que vaga pelos rincões dos EUA em sua van.

Nomadland, produção americana dirigida pela chinesa Chloe Zhao e estrelada por Frances McDormand ganhou, neste sábado (12), o Leão de Ouro de melhor filme no festival de cinema de Veneza.

No filme, McDormand interpreta uma viúva de 60 anos em uma cidade decadente de Nevada que transforma sua van em uma casa móvel e cai na estrada, arranjando empregos sazonais ao longo do caminho.

O festival foi o primeiro evento desse tipo a acontecer presencialmente desde o início da pandemia do coronavírus, que afetou profundamente o mundo do showbiz.

“Muito obrigado por nos deixar vir ao seu festival neste mundo tão estranho”, McDormand disse em uma mensagem de vídeo com Zhao.

O júri liderado pela atriz australiana Cate Blanchett concedeu dois prêmios Leão de Prata (o equivalente ao segundo lugar), um para o thriller do diretor mexicano Michel Franco New Order e outro para o drama histórico japonês Wife of a Spy, de Kiyoshi Kurosawa.

O veterano diretor russo Andrei Konchalovsky também recebeu um prêmio especial do júri por Dear Comrades!, filme sobre o massacre de trabalhadores em greve em Novocherkassk, em 1962, que havia sido apontado como o favorito ao prêmio principal.

A atriz britânica Vanessa Kirby, que estava em Veneza com dois filmes, ganhou o prêmio de melhor atriz por sua atuação como uma mulher sofrendo com a dor de perder sua filha recém-nascida durante um parto em casa em Pieces of a Woman.

O prêmio de melhor ator foi para o italiano Pierfrancesco Favino.

Um protocolo de segurança estrito foi estabelecido para o festival, incluindo o uso de máscaras faciais ao assistir filmes e deixando cerca de metade das cadeiras vazias nas salas.

Devido a restrições de viagens, poucas celebridades de Hollywood foram ao festival de cinema mais antigo do mundo, que é considerado uma vitrine para os candidatos ao Oscar conforme a temporada de premiação se aproxima. Muitos vencedores não compareceram à cerimônia de premiação neste sábado, e os que compareceram tiraram suas máscaras para fazer seus discursos de agradecimento.

Ainda assim, o diretor do festival, Alberto Barbera, disse estar totalmente satisfeito com o resultado, acrescentando que o evento cumpriu a meta de ter cerca de 50% de seu público habitual de fãs de cinema, mídia credenciada, críticos de cinema e autoridades do setor.

Blanchett disse que os prêmios foram decididos após “discussões saudáveis e robustas” e elogiou a organização do festival dadas as circunstâncias.

“Depois de um ou dois dias, foi tranquilo... uma boa discussão é uma boa discussão com uma máscara ou não”, disse ela na entrevista coletiva de encerramento.