MULHERES
26/03/2019 12:31 -03 | Atualizado 26/03/2019 12:32 -03

Nasa cancela saída espacial 100% feminina por 'falta de traje em tamanho certo'

As astronautas Anne McClain e Christina Koch entrariam nos livros de história na próxima sexta-feira (29). Mas ficou para depois.

REUTERS/Shamil Zhumatov
A astronauta Christina Hammock Koch, membro da Estação Espacial Internacional (ISS).

Os planos da Nasa para realizar a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina e que entraria para a história foram cancelados. A agência norte-americana anunciou que “não tem trajes espaciais do tamanho certo”.

As astronautas Anne McClain e Christina Koch entrariam nos livros de história na próxima na sexta-feira (29) por serem as duas mulheres em uma operação do tipo pela primeira vez. No entanto, por conta do “problema com o traje espacial”, McClain terá que dar lugar na missão para seu colega Nick Hague.

Desde o início da montagem da Estação Espacial Internacional (ISS), em 1998, caminhadas espaciais foram realizadas apenas com times masculinos ou mistos. A Nasa afirma que 214 saídas deste tipo foram realizadas até hoje.

Comunicado da Nasa explica que a astronauta McClain fez uma saída na semana passada, acompanhada de Hague, e descobriu que o tamanho “médio” do torso superior do traje vestia melhor nela. Esta parte do traje, em outro tamanho, leva tempo para ser preparada para a saída.

“Os administradores da missão decidiram ajustar as tarefas, devido em parte à disponibilidade de trajes espaciais na estação”, diz comunicado. “McClain percebeu durante sua primeira caminhada espacial que um torso duro de tamanho médio ―essencialmente a camisa do traje espacial― lhe serve melhor. Como só um torso de tamanho médio pode ser preparado até a sexta-feira, 29 de maço, Koch o usará.”

O anúncio causou decepção e revolta em muitas pessoas que acompanhavam a missão. Algumas argumentaram que uma caminhada espacial só de mulheres já deveria ter acontecido. Em contrapartida, a Nasa afirmou que a decisão foi tomada conjunta com McClain. 

“Anne treinou com M e G e achou que poderia usar um grande, mas depois da caminhada espacial de sexta-feira decidiu que um médio veste melhor”, escreveuno Twitter a porta-voz da agência, Stephanie Schierhol.

“Neste caso, é mais fácil (e mais rápido!) mudar os caminhantes espaciais do que reconfigurar o traje espacial”, explicou Schierholz.

Segundo a Nasa, estas serão as 215ª e 216ª caminhadas espaciais da história da ISS. Durante a primeira caminhada espacial da série, em 22 de março, McClain se tornou a 13ª mulher a realizar uma caminhada espacial. Koch se tornará a 14º, em 29 de março.

A primeira mulher a realizar uma caminhada espacial foi a cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya, há 35 anos. Mais de 500 pessoas foram ao espaço, mas apenas 11% foram mulheres. Mas Koch e McClain fizeram parte da turma de 2013 da Nasa, que era 50% feminina.

Também no HuffPost Brasil:
Galeria de Fotos 7 filmes e séries que escorregaram feio na ciência Veja Fotos