NOTÍCIAS
16/03/2020 09:02 -03

Museus, bibliotecas e centros culturais de SP fecham a partir desta terça (17)

Governador João Doria afirma que medida visa à redução na transmissão comunitária de coronavírus.

Divulgação/MIS
Museu da Imagem e do Som, um dos mais movimentados da capital paulista, terá que fechar as portas nesta semana.

Os museus, bibliotecas e centros culturais de São Paulo devem fechar ao público a partir desta terça-feira (17). As atividades ficam encerradas por 30 dias, de acordo com o governador João Doria, em uma tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus.

Doria afirmou à GloboNews que vai recomendar às empresas de entretenimento que paralisem cinemas, teatros e casas de show. ”É uma hora de solidariedade; não dependamos apenas de atitudes do governo”, disse.

O governo do Rio já havia determinado o fechamento de cinemas, casas de shows, centros culturais e teatros pelos próximos 15 dias. 

Além disso, o governo paulista fechará os mais de 150 centros de convivência de idosos do estado. Isso porque o principal grupo de risco, além de doentes crônicos, são idosos.

Doria também autorizou home office para todos os servidores públicos acima de 60 anos, com exceção das áreas de segurança e saúde. 

Em São Paulo, não são apenas as atividades culturais que ficarão paralisadas. As aulas na rede pública de ensino também serão suspensas. As escolas vão parar de forma gradativa até sexta-feira (20) para que as famílias possam se organizar. Daqui a uma semana, a paralisação será total.

Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal também já suspenderam as aulas nos colégios públicos devido ao coronavírus.

Nas 4 unidades da federação, a orientação dos governos para as escolas particulares é semelhante.

O Ministério da Saúde orienta que os brasileiros evitem locais de aglomeração. Além da recomendação de cancelamento de eventos públicos, o ministério pede que as pessoas evitem shoppings.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost