MULHERES
14/03/2019 16:59 -03 | Atualizado Há 1 hora

Conversas Plurais: Companhia das Letras e HuffPost Brasil debatem 'Mulheres na Luta'

2ª edição do evento será sobre livro que traça histórico do movimento feminista em quadrinhos.

Reprodução/Cia. das Letras
"Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade" traça o histórico do movimento feminista em quadrinhos, para jovens e adultos.

O Grupo Companhia das Letras e o HuffPost Brasil realizam nesta segunda-feira (18), às 18h30, no auditório da Livraria Martins Fontes Paulista (leia mais abaixo), a segunda edição do evento Conversas Plurais, que promoverá ao menos 6 debates sobre lançamentos da editora em 2019.

No mês da mulher, a conversa será sobre a graphic novel Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade, das norueguesas Marta Breen e Jenny Jordahl, que traça o histórico do movimento feminista em quadrinhos, para jovens e adultos.

O bate-papo contará com a participação de Bárbara Castro, professora do Departamento de Sociologia da Unicamp e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU, que assina o posfácio do livro, e também da jornalista e pesquisadora Bianca Santana

A mediação, novamente, será realizada pela jornalista Andréa Martinelli, editora de Mulheres & LGBT do HuffPost Brasil.

Divulgação
Evento será gratuito, mas o espaço é sujeito à lotação. Serão distribuídas senhas a partir das 19h no caixa central da livraria.  

Na primeira edição do Conversas Plurais, realizada em fevereiro, a escritora e roteirista Tati Bernardi, colunista da Folha de S. Paulo, e a psicanalista Vera Iaconelli debateram sobre o livro Cat Person e outros contos, de Kristen Roupenian, nome já confirmado na Flip 2019.

 

Mulheres, luta e sororidade

Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade.

É neste contexto que as norueguesas Marta Breen e Jenny Jordahl mergulham para criar Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade. No livro, elas traçam a linha do tempo histórica de busca pelo direito ao voto, à educação, participação na política, uso de contraceptivos e igualdade no mercado de trabalho.

Conversas Plurais #2

Debate: Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade, de Marta Breen e Jenny Jordahl

Data: 18 de março

Horário: às 19h30

Local: Livraria Martins Fontes Paulista - Auditório

Endereço: Av. Paulista, 509 - Paraíso

*Evento gratuito. Espaço sujeito à lotação. Serão distribuídas senhas a partir das 19h no caixa central da livraria.

Confirme a presença no evento do Facebook.

 
Também no HuffPost Brasil:
Galeria de Fotos 25 filmes dirigidos por mulheres que você precisa ver Veja Fotos