NOTÍCIAS
25/02/2020 11:13 -03

Morre Hosni Mubarak, ex-presidente do Egito, aos 91 anos

Deposto em 2011, Mubarak se manteve no poder por 30 anos e passou seus últimos anos preso.

Ex-presidente do Egito deposto em 2011, Hosni Mubarak, de 91 anos, morreu  nesta terça (25). De acordo com a TV pública egípcia, ele estava internado há um mês no hospital militar Galaa, no Cairo, devido uma cirurgia. Não foram revelados mais detalhes.

Mubarak governou o país por 30 anos até ser deposto por um levante popular que acabou contando com reforço dos militares em 2011, impulsionados pelos protestos do movimento que acabou sendo conhecido como Primavera Árabe. Ele ficou preso por seis anos, mas acabou sendo libertado. 

Anadolu Agency via Getty Images
Após ser deposto em meio aos protestos da Primavera Árabe, Mubarak passou seis anos na prisão.

Nascido no dia 4 de maio de 1928, Mohamed Hosni Mubarak foi um militar de carreira que alcançou o posto máximo de comandante-em-chefe da Força Aérea do Egito e foi nomeado vice-presidente do país em 1975. Após o assassinato do presidente Anwar al-Sadat, em 1981, Mubarak assumiu o posto. 

Como presidente, Mubarak ficou famoso por conseguir fazer seu país ser readmitido na Liga Árabe (em 1989) e ser um atuante mediador entre os israelenses e os palestinos, mas também por ser um grande apoiador dos Estados Unidos no oriente médio e pela violência com que reprimia qualquer movimento que criticasse seu governo e as eleições com candidato único que o mantiveram no poder por 30 anos.