Clube da Luta, A Bruxa de Blair,O Sexto Sentido, Matrix, Tudo Sobre Minha Mãe, De Olhos Bem Fechados... 1999 foi um ano emblemático para o cinema. E para celebrar essa safra especial, a Cinemateca Brasileira exibe, de 27 de junho a 14 de julho, 20 dessas produções que marcaram a virada do século.
Muitas delas no formato original, de 35 mm, algo bem raro atualmente, em que a projeção digital domina o mercado exibidor.
Além dos filmes já citados, a Mostra 20x1999 abrange títulos nacionais e internacionais que compõe em parte o acervo da instituição. Entre elas: Magnólia, de Paul Thomas Anderson, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim; os documentários brasileiros Notícias de uma guerra particular, de Kátia Lund e João Moreira Salles, e Santo forte, de Eduardo Coutinho; As Virgens Suicidas, filme de estreia de Sofia Coppola; e Quero ser John Malkovich, primeiro longa de Spike Jonze, que era famoso por seus marcantes videoclipes para artistas como Beastie Boys, Weezer, R.E.M. e Björk.
Veja a programação completa no site da Cinemateca.
Todo os filmes têm entrada gratuita.
Serviço
Mostra 20x1999
Local: Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo).
Data: De 27 de junho a 14 de julho.
Preço: Grátis.
Ingressos: Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão. Sujeito à lotação da sala.