ENTRETENIMENTO
30/03/2019 01:01 -03 | Atualizado 30/03/2019 10:14 -03

Mostra gratuita comemora 80 anos de Coppola exibindo clássicos do diretor

Trilogia de "O Poderoso Chefão" e "Apocalypse Now" estão entre os destaques de ciclo no MIS-SP.

Divulgação
O diretor Francis Ford Coppola no caótico set de filmagens de Apocalypse Now.

No dia 7 de abril de 1939 nascia, na industrial cidade de Detroit, um dos cineastas mais marcantes da história do cinema: Francis Ford Coppola. E para comemorar o aniversário de 80 anos do diretor de obras icônicas como OPoderoso Chefão e Apocalypse Now, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo traz, de 2 a 6 de abril, uma mostra com 10 filmes do mestre. E com entrada gratuita.

 

A Mostra Coppola - 80 anos faz um panorama da carreira do cineasta que começou trabalhando para outro mestre, Roger Corman, o “mago dos filmes B”, em 1963, escrevendo e filmando o terror Demência 13. Além deste, serão exibidos obras famosas do diretor, como a trilogia Poderoso Chefão e Drácula de Bram Stoker, e filmes menos conhecidos, como Vidas Sem Rumo e Tucker - Um Homem e o seu Sonho.

Veja aqui a programação completa com sinopses:

2 de abril (terça)
19h15 - O Homem que Fazia Chover - (The Rainmaker, 1998, dir. Francis Ford Coppola, EUA/Alemanha, 135”, drama, digital, 12 anos).

Sinopse: O jovem advogado Rudy Baylor (Matt Damon) trabalha em seu primeiro caso contra uma companhia de seguros que se recusa a pagar o tratamento de um garoto com leucemia.

3 de abril (quarta)
15h- O Selvagem da Motocicleta - (Rumble Fish, 1983, dir. Francis Ford Coppola, EUA, 94”, drama/romance, digital, 16 anos).

Sinopse: Líder de uma gangue, Rusty James (Matt Dillon) divide seu tempo entre brigas de rua e sua namorada. Ele idolatra seu irmão mais velho, o Garoto da Motocicleta (Mickey Rourke), uma lenda viva das ruas que teve de fugir da polícia.

17h - Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula, 1992,dir. Francis Ford Coppola,EUA, 127”, suspense/terror,digital, 14 anos).

Sinopse: No século 15, o nobre Vlad Tepes (Gary Oldman) renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele havia morrido em uma guerra. Por conta disso ele atravessa séculos como um morto-vivo. Já no século 19, ao contratar um advogado, ele descobre que a noiva deste é a reencarnação de sua amada. Assim ele prende o advogado em seu castelo e parte para Londres atrás da tal mulher.

19h15 - O Poderoso Chefão – Parte I (The Godfather – Part I, 1972,dir. Francis Ford Coppola, EUA, 175”, policial/drama, digital, 14 anos).

Sinopse: A primeira parte da saga dos Corleone nos apresenta a história de uma família mafiosa que luta para estabelecer sua supremacia na América depois da Segunda Guerra Mundial. Após uma tentativa de assassinato contra o chefe do clã, Vito Corleone (Marlon Brando), e da posterior morte de seu sucessor direto e filho mais velho Sonny (James Caan), quem terá de assumir o posto de chefe da máfia é o caçula Michael (Al Pacino). Mas ele que não quer se envolver com os assuntos de família.

4 de abril (quinta)
15h - Tucker - Um Homem e o seu Sonho (Tucker - The Man and His Dream, 1988, dir. Francis Ford Coppola,EUA,110”, drama,digital).

Sinopse: O filme conta a história verídica de Preston Tucker (Jeff Bridges), um projetista de carros que inovou a produção de automóveis nos anos 1940.

17h - Vidas Sem Rumo (The Outsiders, 1983, dir. Francis Ford Coppola, EUA, 91”, drama/suspense, digital).

Sinopse: Em um subúrbio da cidade de Tulsa (Oklahoma), Ponyboy Curtis (C. Thomas Howell) é o caçula de uma gangue formada por Darrel Curtis (Patrick Swayze) e Sodapop Curtis (Rob Lowe), Dallas Winston (Matt Dillon) e Johnny Cade (Ralph Macchio). Eles tentam ascender socialmente, mas nem tudo acontece como planejado.

19h15 - O Poderoso Chefão, Parte II (The Godfather – Part II,1974, dir. Francis Ford Coppola, EUA, 200”, drama, digital, 14 anos).

Sinopse: A sequência de O Poderoso Chefão mostra duas linhas do tempo. Enquanto Michael Corleone (Al Pacino) se estabelece como o chefe da máfia nos anos 1950, conhecemos a história de ascensão de seu pai, Vito (Robert De Niro), ainda no início do século XX, um jovem fugido da Sicília que chega em Nova York sem nada e ninguém para ajudá-lo.

5 de abril (sexta)
15h - Demência 13 (Dementia 13, 1963, dir. Francis Ford Coppola, EUA, 75”, terror, digital).

Sinopse: Louise Haloran (Luana Andres) e seu marido, John faziam um passeio de barco quando ele sofre um ataque cardíaco. Desesperada com a possibilidade de ser responsabilizada, Louise joga o corpo de John no mar e mente à família dele, dizendo que ele partiu em uma viagem de negócios. O que aflinge Louise é que ela só poderá ganhar uma parte da herança se o marido estiver vivo. Porém, a família Haloran é estranha e ainda permanecem em luto pela morte da filha mais nova que se afogou ainda criança.

16h30  - Apocalypse Now (1979, dir. Francis Ford Coppola, EUA, 147”, drama/guerra, digital, 16 anos).

Sinopse: Durante a Guerra do Vietnã, o capitão Benjamin Willard (Martin Sheen) é enviado ao coração da floresta do Camboja para matar o renegado e enlouquecido Coronel Kurtz (Marlon Brando), que montou um tipo de comuna em que ele é um Deus.

19h15 - O Poderoso Chefão – Parte III (The Godfather – Part III, 1991, dir. Francis Ford Coppola,EUA, 160”, drama, digital, 14 anos).

Sinopse: Nesta terceira parte da trilogia dos Corleone, Michael (Al Pacino), já na casa dos 60 anos, quer desvincular o nome de sua família da máfia ao mesmo tempo que escolhe um sucessor para comandar a organização criminosa. Seu nome preferido é o de Vincent (Andy Garcia), mas ele se envolve com a filha de Michael, Mary Corleone (Sofia Coppola).

6 de abril (sábado)
13h30 - O Poderoso Chefão – Parte I
17h - O Poderoso Chefão, Parte II
20h30 - O Poderoso Chefão – Parte III

Serviço

Mostra Coppola - 80 anos 
Data: 2 a 6 de abril de 2019.
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS (Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo).
Ingressos: Gratuito. Ingressos distribuídos 1 hora antes da sessão na recepção do MIS.