ENTRETENIMENTO
24/03/2020 10:54 -03 | Atualizado 24/03/2020 10:58 -03

Morre Albert Uderzo, um dos criadores de 'Asterix e Obelix'

Desenhista morreu por conta de um ataque cardíaco aos 92 anos.

Albert Uderzo, desenhista e co-criador da famosa série de quadrinhos de Asterix e Obelix, morreu na terça (24), aos 92 anos, informou sua família.

Uderzo “morreu dormindo em sua casa em Neuilly (oeste de Paris), depois de um ataque cardíaco que não estava ligado ao coronavírus. Ele estava extremamente cansado nas últimas semanas ”, disse seu genro Bernard de Choisy à Agencia France Presse.

Uderzo e Rene Goscinny são conhecidos como os “pais” da HQ francesa sobre uma pequena vila de gauleses que enfrentam a invasão do Império Romano usando uma poção mágica que dá força sobre-humana.

Charles Platiau / Reuters
Albert Uderzo posa ao lado do corpulento e bonachão Obelix e seu cachorrinho ideiafix.

Uderzo foi inicialmente o ilustrador da história escrita por Goscinny, mas após a morte de seu colega, em 1977, também assumiu o texto da série de quadrinhos até 2009, quando se aposentou.

Ao lado de seu amigo, o corpulento Obelix, o franzino - mas muito esperto - Asterix entretém leitores do mundo todo desde 1959, quando tornou-se um dos pilares da indústria editorial, com mais de 370 milhões de livros vendidos em milhares de países.