ENTRETENIMENTO
10/09/2020 16:53 -03 | Atualizado 10/09/2020 16:56 -03

Diana Rigg, atriz de 'Game Of Thrones', morre aos 82

Lendária atriz cujos personagens vão desde a espiã Emma Peel até Olenna Tyrell, foi vítima de câncer.

A atriz Diana Rigg, conhecida por feitos na tela que incluíam o casamento com James Bond e enfrentar Cersei Lannister, morreu aos 82 anos, informou rede inglesa BBC nesta quinta (10).

A filha de Rigg, Rachael Stirling, disse ao HuffPost que sua mãe foi diagnosticada com câncer em março e morreu pacificamente enquanto dormia, rodeada por sua família.

Stirling disse que sua “amada mãe passou seus últimos meses refletindo alegremente sobre sua vida extraordinária, cheia de amor, risos e um profundo orgulho de sua profissão”.

“Eu vou sentir falta dela além das palavras”, acrescentou.

Tim P. Whitby via Getty Images
Rachael Stirling e Diana Rigg no 60º London Evening Standard Theatre Awards, em 2014.

Enid Diana Elizabeth Rigg nasceu em Doncaster, em Yorkshire, Inglaterra, em 1938 e passou um tempo na Índia quando criança. Sua longa e estimada carreira de atriz incluiu uma passagem pela Royal Shakespeare Company e prêmios tanto no cinema quanto no palco.

Como observou o The Guardian, Rigg ganhou destaque na atuação nos anos 1960, estrelando como a agente secreta Emma Peel na série de TV Os Vingadores. Ela também teve a distinção de ser a única mulher a se tornar a Sra. James Bond no filme de 1969 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade.

Mais recentemente, Rigg causou sensação roubando cenas como Olenna Tyrell em Game of Thrones, série pela qual ela recebeu quatro indicações ao Emmy e entregou uma das cenas de morte mais icônicas do seriado.

Descanse em paz, Dame Diana Rigg, que interpretou a incrível Lady Olenna Tyrell em Game of Thrones em uma de suas falas mais selvagens: “Diga a Cersei. Eu quero que ela saiba que fui eu”.

“A Dama Diana foi um ícone do teatro, do cinema e da televisão. Ela recebeu os prêmios BAFTA, Emmy, Tony e Evening Standard por seu trabalho no palco e na tela ”, disse seu agente Simon Beresford ao HuffPost. “Ela era um membro muito amado e admirado de sua profissão, uma força da natureza que amava seu trabalho e seus colegas atores. Ela fará muita falta.”

O amigo e agente de talentos Lionel Larner acrescentou: “Minha amizade de cinquenta anos e representação de Diana Rigg foi um destaque e um privilégio. Ela era uma pessoa linda, gentil e generosa que enriquecia a vida de todos que a conheciam, além de uma grande atriz. Ela deixa um grande vazio no meu coração e no mundo da atuação.”

Fãs e amigos, incluindo co-estrelas de Game of Thrones com Nikolaj Coster-Waldau e Pedro Pascal, lamentaram a perda e compartilharam mensagens e fotos:

Dama Diana Rigg. Ela sempre elevou a barra com seu incrível talento, inteligência e sagacidade. Uma alegria absoluta e uma honra para trabalhar. Que a sua alma descanse em paz.

Foi uma grande alegria e privilégio ter conhecido Diana Rigg. De três meses ligeiramente histéricos no Old Vic em All About Mother até escrever The Crimson Horror para ela e sua maravilhosa filha Rachael. Destemida e fabulosa. Nunca haverá outra. Descanse em paz.

A verdadeira rainha de Westeros. #DianaRigg

Adeus à surpreendente Diana Rigg.

Descanse em paz, Diana Rigg. Grande atriz e extremamente cool por muitas décadas.

Diana Rigg, talvez a melhor Bond girl de todas. Descanse em paz.

Rigg foi casada duas vezes, com o pintor Menachem Gueffen e o produtor Archie Stirling. Ela deixa sua filha, o genro Guy Garvey e o neto Jack.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.