10/12/2019 18:29 -03 | Atualizado 10/12/2019 18:29 -03

Seis mitos e verdades sobre o marketing

Esclareça suas dúvidas sobre essa profissão que conquista cada vez mais relevância.

Unsplash
Esclareça suas dúvidas sobre essa profissão que conquista cada vez mais relevância

Em um mercado cada vez mais competitivo e segmentado, atrair a atenção de futuros clientes é um desafio e tanto às empresas que trabalham com vendas e prestação de serviços. Sem exagero algum, é possível afirmar que o marketing ganhou ainda mais importância em meio à atual revolução tecnológica, com as pessoas cada vez mais conectadas nas redes sociais.

Contudo, será que todos sabem o que realmente faz esse profissional e sua importância no mundo atual? Para tirar dúvidas e abrir caminhos na mente de quem prensa em investir na área, listamos seis mitos e verdades sobre o tema.

1 - Investir em Marketing é caro

Resposta: mito

Em plena segunda década do século 21, ainda há quem pense que investir em marketing é algo caro para o bolso do empresário. Foi-se o tempo em que os principais canais de comunicação com o público eram as ondas do rádio, as páginas dos jornais ou os canais de TV. Afinal, você lê esse texto agora sem seu smartphone, tablet ou PC.

E o que isso significa? Que os meios de aproximação com o público-alvo se multiplicaram. Os exemplos citados acima seguem firmes, mas agora há outras opções, como a internet e, em especial, as redes sociais. O Marketing Digital conquista cada vez mais espaço. Posts pagos e patrocinados, com o correto direcionamento ao cliente desejado, podem render muitos ganhos e fazer a roda girar com sucesso.

2 - Pressa é inimiga da perfeição

Resposta: verdade

Em especial no Marketing Digital, trata-se de um erro comum o anunciante esperar que uma determinada campanha ou propaganda dê resultados para ontem. Quer um exemplo disso? Para um site ganhar relevância no Google, é levado em conta o tráfego que ele proporciona no ambiente virtual e há quanto tempo se encontra no ar, além da relevância de seu conteúdo.

Dificilmente uma plataforma recém-criada fará sucesso do dia para a noite. Portanto, desconfie do profissional que promete mundos e fundos em um piscar de olhos. Acredite em um plano de marketing que tenha início, meio e fim, com períodos para divulgação da marca, atração do público e retenção de clientes.

3 - Uma equipe precisa ser criada

Resposta: mito

Se a comunicação não é a atividade principal de sua empresa, mas sim um meio para atrair mais clientes, não existe a necessidade de criar uma equipe exclusiva para isso e aumentar os custos, caso não haja margem para isso. A opção mais adotada no mercado é a contratação de agências que fazem esse trabalho e têm recursos e profissionais capacitados para a missão. O modelo é uma boa também para quem escolhe a área em busca de uma carreira de sucesso, podendo até ser dono do próprio nariz e trabalhar prestando serviço a vários clientes ao mesmo tempo.

4 - Marketing Digital veio para ficar

Resposta: verdade

Pois é! Este é um caminho sem volta. O Marketing Digital está aí e não sairá de cena. Até porque não é preciso ter um negócio on-line para se investir neste modelo de comunicação. Uma empresa pode perfeitamente possuir apenas lojas físicas e mergulhar de cabeça no universo digital em busca de seu público, que invariavelmente estará conectado - seja em rede social ou navegando em sites de interesse. Para atrair clientes, não há no momento uma ferramenta à disposição mais certeira que essa.

5 - Conteúdo bom se vende sozinho

Resposta: mentira

Esse é um velho e enganoso mantra que persegue há décadas quem atua no marketing. A verdade é que seu produto ou serviço pode ser o melhor do planeta, mas se isso não for mostrado para outras pessoas, não haverá como os negócios se expandirem. Ou sequer se sustentarem. Não à toa, as marcas mais consagradas em diversos segmentos são as que costumam investir mais em marketing.

No dia a dia, além da comercialização em si ou da ampliação do leque de consumidores, é fundamental ouvir o cliente e não deixar ele falando sozinho. Cabe ao especialista no tema traçar a melhor estratégia para isso e deixar claro a quem o contrata que o trabalho vai além da comercialização ou da publicação de uma propaganda.

6 - Mercado brasileiro é promissor

Resposta: verdade

O Brasil é encarado como o maior mercado de publicidade digital na América Latina. Pesquisa divulgada este ano pelo eMarketer mostra o país com expectativa, para este ano, de concentração de 50,7% do total a ser gasto com anúncios mobile na região, superando de longe nações como México (17,7%) e Argentina (4,2%).

Contribuem para isso a mudança de hábitos do consumidor, o entendimento disso por parte do mercado e o fato de anúncios neste segmento serem mais acessíveis financeiramente às empresas que os veiculados em meios tradicionais, como rádio, jornal e TV. O profissional que entende essa realidade e se especializa no trabalho de métricas, para não só veicular o que deseja, como mensurar o alcance disso, sai na frente.

Serviço

Para quem ficou interessado, o Centro Universitário Senac oferece o curso de Tecnologia em Marketing, com dois anos de aulas no campus Santo Amaro, em São Paulo. Nos quatro semestres, o aluno aprende a avaliar oportunidades e ameaças no mercado, observa o comportamento do consumidor e aprende a elaborar planejamentos estratégicos capazes de fazer a diferença no mercado. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.