COMPORTAMENTO
29/12/2019 08:07 -03

5 dicas de como se planejar melhor para as suas metas de 2020

Criar metas pode trazer uma certa angústia se você não sabe necessariamente para onde gostaria de ir, mas colocar no papel é um exercício para essa descoberta.

Nora Carol Photography via Getty Images
"Tire algum tempo para pensar como você gostaria de estar em 2020 e o que falta para que você chegue lá. Não tenha medo de fazer um exercício profundo de autoconhecimento."

Todos os anos, costumo tirar algumas horinhas nos meus dias de dezembro para relembrar tudo o que aconteceu nos últimos 365 dias - e o que eu espero realizar nos meses que estão por vir.

Deveria ser uma atitude diária, mas a correria da rotina nos afasta desse exercício de projeção sobre aquilo que queremos ser, e qual o caminho devemos trilhar para isso. 

Parece óbvio, mas uma das medidas que adotei em 2019 - e que mudou todo esse processo - foi anotar diariamente algo que me marcou. Em um pequeno espaço na agenda do trabalho, escrevi uma palavra ou frase que me ajudaria a lembrar mais tarde qual foi o “ponto forte” do dia.

No fim de cada mês, fiz uma lista dos “TOP 10 momentos”. Nem sempre foram grandes conquistas, e claramente nem todos foram coisas tão felizes assim, mas ter a noção - e a perspectiva - de que o nosso ano, na realidade, é formado por “micromomentos” me ajudou a ter mais gratidão (e não gratiluz) pelas oportunidades que surgiram.

Em paralelo a isso, no fim de 2018 também coloquei no papel 10 coisas que gostaria de realizar em 2019. Assim, todos os meses, eu destacava na minha lista de “TOP 10 momentos” aquelas situações que me aproximavam dos objetivos que havia traçado para o ano.

Isso me ajudou a segurar a ansiedade e a ter um pouco de noção do que estava sob o meu controle - e o que eu poderia fazer para acelerar ou fortalecer a realização das metas às quais havia me proposto.

Pretendo replicar essa metodologia (se é que dá para chamar assim) em 2020. Por um lado, criar metas pode trazer uma certa angústia se você não sabe necessariamente para onde gostaria de ir. Por outro, tentar colocar no papel já é um exercício para essa descoberta. 

View this post on Instagram

@metasde2020

A post shared by Metas de 2020 (@metasde2020) on

 

5 dicas de como criar metas para 2020

 

1. Faça uma boa retrospectiva

Tente colocar no papel tudo o que você viveu em 2019, inclusive os momentos não tão bons assim. A partir dos erros e daquilo que você acha que dá para melhorar, pense em como 2020 pode ser “o” ano para conquistar os seus objetivos.

 

2. Tente criar metas claras

Tenha metas claras e de curto, médio e longo prazo. Acho que o mais difícil quando se fala em “criar metas” é estabelecer prioridades. Por isso, tudo vai depender do seu propósito. Tire algum tempo para pensar como você gostaria de estar em 2020 e o que falta para que você chegue lá. Não tenha medo de fazer um exercício profundo de autoconhecimento. Assim, ficará mais fácil entender o que está sob seu controle - e como você pode atuar. 

 

3. Siga o planejamento

Escreva no celular, na agenda, em um papel colado na parede. Mas torne essas metas algo palpável. Você vai precisar consultar periodicamente os seus objetivos propostos. Faça um acompanhamento semanal e mensal para ter noção de como o seu plano está se desenvolvendo. 

 

4. Tenha flexibilidade em relação à sua expectativa

Ao mesmo tempo, tenha em mente que às vezes será necessário revisitar as rotas e reduzir o grau de expectativa. Por mais que a gente se dedique a algum objetivo, nem tudo está sob nosso controle. E entender isso é o primeiro passo para lidar melhor com as ansiedades.

 

5. Celebre suas conquistas

Celebre, celebre e celebre. Pode ser que não seja uma conquista tão surpreendente, mas, de alguma forma, conquistar algo que a gente queria muito e trabalhou para isso é o mais importante em todo o processo. Tente dosar a autocobrança para entender até que ponto isso está te fazendo bem ou só te paralisando.