ENTRETENIMENTO
17/11/2019 11:00 -03

13 filmes de máfia imperdíveis e seus personagens icônicos

De "O Poderoso Chefão" a "O Irlandês, o crime compensa no cinema.

O filme de máfia é um dos mais populares subgêneros do cinema. Os gângsters são retratados em Hollywood desde a década de 1930, quando a figura de um anti-herói criminoso passou a ganhar status de protagonista.

De lá para cá, vários desses personagens, que de bonzinhos não têm nada, se tornaram icônicos no imaginário dos fãs de cinema, como Vito Corleone, de O Poderoso Chefão, e Tony Montana de Scarface, que, aliás, é uma refilmagem de Scarface, a Vergonha de uma Nação (1932).  

A popularidade desses filmes é tão grande que até a TV foi “contaminada”, ganhando alguns protagonistas tão fortes e memoráveis como Tony Soprano, de Família Soprano (1999-2007), e Walter White, de Breaking Bad (2008-2013).

Em 2019, esse subgênero ganhou mais um grande exemplar de peso: O Irlandês, primeira parceria da Netflix com o diretor Martin Scorsese que acaba de estrear nos cinemas e que entra no catálogo do serviço de streaming a partir do dia 27 de novembro.

Empolgados com a chegada de O Irlandês, selecionamos uma lista com 13 filmes de máfia que estão entre nossos preferidos.

Veja ela aqui:  

O Poderoso Chefão 1 e 2 (1972 e 1974)

Divulgação/Montagem

Sinopses: Chefe de uma das “famílias” mafiosas de Nova York, Don Vito Corleone (Marlon Brando) sofre um atentado. Seu sucessor direto é seu filho mais velho, Sony (James Caan), mas ele é morto em uma emboscada. Quando os Corleone identificam o líder de uma família rival Phillip Tattaglia (Victor Rendina) e seu braço direito Sollozzo (Al Lettieri) como autores dos crimes, cabe ao caçula Michael Corleone (Al Pacino) resolver a questão. O problema é que Michael, um veterano da Segunda Guerra Mundial, não quer se envolver nos “negócios” de sua família.

A sequência de O Poderoso Chefão conta duas histórias em paralelo. Uma delas se passa no início do século 20, quando fugido da máfia sciciliana, o jovem Vito Corleone chega aos Estados Unidos. Já adulto, vivendo no bairro novaiorquino de Little Italy, Vito (Robert De Niro) mata um gângster local, Black Hand Fanucci (Gastone Moschin) e acaba ganhando o respeito de sua comunidade. Já na década de 1950, Michael (Al Pacino) se mostra um eficiente e cruel líder para os Corleone, expandindo seu império. Até que é traído por alguém muito próximo.
Onde ver: Amazon Prime.

Donnie Brasco (1997)

Divulgação

Sinopse: Donnie Brasco (Johnny Depp) é um jovem criminoso que, sob a tutela de Lefty (Al Pacino), um criminoso mais experiente, vai galgando posições na máfia de Nova York na década de 1970. Donnie, porém, é um disfarce para um agente do FBI infiltrado, que coloca sua posição em risco ao ficar amigo de Lefty. O filme é baseado em um caso real.
Onde ver: Claro Video e Amazon Prime.

Senhores do Crime (2007)

Divulgação

Sinopse: Ao testemunhar a morte de uma jovem de origem russa que acaba de dar a luz em um hospital em Londres, a enfermeira Anna (Naomi Watts) fica com o diário da moça. Quando pede para seu tio traduzi-lo, ela descobre um esquema de tráfico humano da máfia russa. A partir daí, ela passa a ser perseguida por mafiosos. Porém, um deles, Nikolai (Viggo Mortensen), se afeiçoa a ela e passa a protegê-la.
Onde ver: Google Play e Apple TV+.

Scarface (1983)

Divulgação

Sinopse: Tony Montana (Al Pacino) é um criminoso cubano que é exilado pelo governo Castro em Miami. Nos Estados Unidos ele logo passa a se tornar um dos traficantes mais poderosos da cidade. Já comandando todo o tráfico da região, ele passa ter de lidar com a concorrência dos colombianos e com o ciúme incontrolável que sente por sua irmã Gina (Mary Elizabeth Mastrantonio), que tem um caso com o braço direito de Tony, Manny Ribera (Steven Bauer).
Onde ver: Claro Video.

O Pagamento Final (1993)

Divulgação

Sinopse: De volta às ruas depois de anos preso, o criminoso Carlito ‘Charlie’ Brigante (Al Pacino) quer deixar a vida de crimes de lado e viver uma vida honesta com sua namorada Gail (Penelope Ann Miller). Mas seu advogado David Kleinfeld (Sean Penn) se mete com traficantes poderosos e Carlito será forçado a voltar a trilhar o caminho do crime.
Onde ver: Claro Video e Apple TV+.

Os Bons Companheiros (1990)

Divulgação

Sinopse: Baseado nas memórias de Henry Hill (Ray Liotta), o filme conta a sua história desde quando ele sonhava ser uma mafioso, ainda com 11 anos nas ruas do Brooklyn, Nova York, até sua decadência. Ele se torna um junkie informante do FBI, entregando seus antigos companheiros, como seu padrinho no mundo do crime, James “Jimmy” Conway (Robert De Niro).
Onde ver: HBO GO.

O Irlandês (2019)

Divulgação

Sinopse: Frank Sheeran (De Niro) é um ex-soldado da Segunda Guerra Mundial que passa a trabalhar como caminhoneiro. Buscando uma grana extra, ele começa a roubar as cargas que transporta a mando de um gângster local. Mas sua vida muda quando ele conhece Russell Bufalino (Joe Pesci), um dos chefões da máfia da Filadélfia. Eles se dão muito bem, e logo Sheeran passa a ser seu braço direito. Até o dia em que Bufalino indica Sheeran para ser um tipo de guarda-costas para Jimmy Hoffa (Al Pacino), um importante líder sindical com grandes aspirações políticas.
Onde ver: Netflix (a partir do dia 27 de novembro).

Era uma Vez na América (1984)

Divulgação

Sinopse: No Lower East Side e Nova York na década de 1920, os jovens criminosos David Aaronson (Robert De Niro) e Maximillian Bercouicz (James Woods) ficam amigos e montam uma gangue que décadas depois passará a máfia judaica local. Porém, com o tempo, os dois passam a ser rivais. Aaronson  acaba preso e muitos anos depois, quando sai da cadeia, descobre que Bercouicz subiu ainda mais na vida.
Onde ver: Amazon Prime e Telecine Play.

Na Caçada da Noite (1980)

Divulgação

Sinopse: O gângster inglês Harold Shand (Bob Hoskins) passa a ser suspeito de uma série de atentados a outros criminosos em Londres. Enquanto tenta provar sua inocência, ele é perseguido por seus rivais, sedentos por vingança. 
Onde ver: Google Play.

Ajuste Final (1990)

Divulgação

Sinopse: Braço direito do mafioso irlandês Leo (Albert Finney), Tom Reagan (Gabriel Byrne) acaba tendo um caso com a amante de seu chefe, Verna (Marcia Gay Harden). Pisando em ovos para que Leo não descubra, ele ainda tem de intervir em uma guerra contra a máfia italiana comandada por Johnny Caspar (Jon Polito).
Onde ver: Apple TV +.

Os Intocáveis (1987)

Divulgação

Sinopse: No auge da Lei Seca na Chicago da década de 1930, o agente federal Eliot Ness (Kevin Costner) tenta acabar com o reinado de terror e corrupção de Al Capone (Robert De Niro). Para isso, ele recruta um pequeno time de policiais incorruptíveis. entre eles o experiente Jim Malone (Sean Connery), o jovem George Stone (Andy Garcia) e o burocrata Oscar Wallace (Charles Martin Smith).
Onde ver: Amazon Prime.

Os Infiltrados (2006)

Divulgação
infiltrados

Sinopse: Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) é um dos mais fiéis soldados do poderoso mafioso Frank Costello (Jack Nicholson). Porém, ele é, na verdade, um policial infiltrado. Mas Costello tem um às na manga: Colin Sullivan (Matt Damon), policial que é, na verdade, um criminoso infiltrado na polícia como informante da máfia.
Onde ver: Telecine Play.