MULHERES
29/07/2019 19:11 -03 | Atualizado 29/07/2019 19:23 -03

Meghan Markle e Michelle Obama em uma conversa franca e realista sobre maternidade

Duquesa de Sussex é editora convidada da edição de setembro da Vogue britânica e escolheu Michelle Obama como sua convidada.

Getty Images/Montagem
Ex-primeira dama dos Estados Unidos foi convidada por Meghan Markle para ser entrevistada na edição de setembro da revista Vogue britânica.

Michelle Obama, ex-primeira dama dos Estados Unidos, conversou de forma aberta, franca e realista sobre maternidade com Meghan Markle, a duquesa de Sussex ― que recentemente deu à luz a Archie Harrison, seu filho com príncipe Harry e mais novo membro da família real britânica.

A entrevista aconteceu a convite de revista Vogue britânica que, no mês de setembro, terá a duquesa como editora especial.

A edição, batizada de “Forças de mudança”, traz outras 15 mulheres “unidas por sua coragem rompendo barreiras”, como a primeira-ministra neozelandesa Jacinda Ardern e a atriz transexual Laverne Cox.

No final de semana, Markle confirmou os boatos de que seria editora e compartilhou, em seu Instagram, um vídeo com os bastidores da publicação.

Segundo a Vogue, parte do papel de Markle como editora convidada foi escolher uma personalidade para uma seção de perguntas e respostas sobre um assunto “inspirador” e “motivador”.

Ainda quando estava grávida de Archie, ela escolheu a ex-primeira dama dos EUA ― e enviou uma série de perguntas a Obama, que tiveram respostas que, segundo Markle, foram respondidas “lindamente com cuidado”.

Chris Allerto/SussexRoyal
Megan Markle e Príncipe Harry no batizado de Archie Harrison, filho do casal e mais novo membro da família real.

Além de fazer perguntas específicas sobre maternidade, a duquesa quis saber quais lições Michelle aprendeu enquanto criava suas filhas, Sasha, de 18 anos, e Malia, de 21 anos, e como Barack Obama, vivenciou a paternidade.

Segundo o jornal Independent, a autora de Minha História destacou que, sob seu ponto de vista, “ser mãe” é uma “aula e tanto para aprender a ‘deixar ir’”. 

PETER LINDBERGH via Getty Images
Edição da Vogue de setembro trará 15 mulheres inspiradoras na capa.

“Ser mãe tem sido uma ‘masterclass’ em deixar ir. Por mais que tentemos, não há muito o que podemos controlar. E, olha, eu tentei - especialmente no começo”, disse.

“Como mães, não queremos que nada ou ninguém machuque nossos bebês. Mas a vida tem outros planos. Joelhos machucados, estradas esburacadas e corações partidos fazem parte do acordo.”

Ela ainda disse que se sente “animada” por Meghan e o príncipe Harry experimentarem a “mágica” que é ser pai de primeira viagem. O pequeno Archie nasceu em 6 de maio, e completa três meses em agosto.

“A maternidade me ensinou que, na maioria das vezes, meu trabalho é dar a eles [filhos] o espaço para explorar e desenvolver as pessoas que eles querem ser”, disse. “Não quem eu quero que eles sejam ou quem eu gostaria de estar nessa idade, mas quem eles são, lá no fundo”, completou a ex-primeira dama.

Ser mãe tem sido uma ‘masterclass’ em deixar irMichelle Obama

“A maternidade também me ensinou que meu trabalho não é traçar um caminho para elas, em um esforço que eliminar todas as adversidades possíveis. Eu preciso ser um ‘lugar seguro’ e consistente para elas pousarem quando falharem; e mostrar-lhes como se levantar sozinhas”, disse Michelle.

A revista People destacou que, quando Michelle foi questionada sobre qual conselho daria a suas filhas, respondeu que espera que elas não sintam que precisam “pertencer às caixinhas que acham que devem pertencer”.

“Passei muito tempo me preocupando com o fato de que eu não estava fazendo o suficiente, ou que estava me afastando muito do que eu achava que era o caminho traçado para mim”, afirmou.  

Michelle explicou que, para ela, “tornar-se quem se é, é um processo contínuo”, algo que ela gostaria de ter percebido com mais rapidez na vida.

O material completo da edição de setembro ― que respeitou as sardas de Meghan Markle a pedido da própria duquesa ― da revista britânica estará disponível em forma física e para download digital a partir de 2 de agosto.