NOTÍCIAS
26/03/2019 09:29 -03

MEC revoga portaria que suspendia avaliação de nível da alfabetização

Portaria publicada na segunda-feira (25) interrompia o exame por 2 anos.

Nacho Doce / Reuters
A avaliação contínua permite que políticas públicas sejam elaboradas e aprimoradas de acordo com o desempenho da educação brasileira.  

O Ministério da Educação revogou a portaria que suspendia a avaliação do nível da alfabetização das crianças aos 7 anos. A portaria anulada previa que o exame só fosse aplicado em 2021. O recuo é mais um capítulo da crise na pasta.

Na segunda-feira (25), ao anunciar a suspensão  da avaliação, o Inep, órgão ligado ao MEC, afirmou que a decisão havia sido tomada para que as escolas pudessem se adaptar às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e à nova política proposta pelo governo Bolsonaro.

“Com a publicação desta portaria, o Inep cumpre seu papel e com o cronograma para a aplicação do Saeb 2019, em acordo com as novas diretrizes do MEC e procurando também preservar a legislação vigente do Plano Nacional de Educação (PNE) e o prazo necessário para a satisfatória implantação da nova BNCC”, justificava o órgão.

A avaliação contínua permite que políticas públicas sejam elaboradas e aprimoradas de acordo com o desempenho da educação brasileira.

A alfabetização é um dos temas prioritários do governo, elencada entre as metas do governo para os 100 dias de governo.