NOTÍCIAS
11/04/2020 08:00 -03

Aprenda a transformar a sua bandana em uma máscara eficaz contra o coronavírus

Tudo o que essa máscara exige é uma bandana (ou um grande quadrado de tecido) e dois elásticos (ou presilhas).

Até recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde disse) que as únicas pessoas que precisavam usar máscaras durante a pandemia de coronavírus eram profissionais de saúde, pessoas sintomáticas ou quem convivem com elas. Mas esta orientação mudou nas últimas semanas.

A cada dia que passa, a população mundial é aconselhada a tomar mais e mais precauções — e agora tanto a OMS quanto outros órgãos oficiais de saúde recomendam que todos usem máscaras ao sair de casa, mesmo aqueles que não apresentam sintomas.

Porém, à luz da escassez de máscaras faciais para serem usadas no sistema de saúde, é imperativo que aqueles que puderem se abstenham de comprar as máscaras que nossos profissionais de saúde tanto precisam. A melhor opção é fazer a própria máscara em casa. Esta foi também uma recomendação oficial.

O HuffPost já compartilhou tutoriais sobre como costurar uma máscara facial eficaz contra o coronavírus que não exigem absolutamente nenhuma costura.

Mas é possível que o tutorial mais fácil de todos tenha sido encontrado: a máscara de bandana. Tudo o que você precisa para fazê-la é uma bandana e dois elásticos de borracha. Não é necessário costura ou cola.

Não tem uma bandana? Sem problemas. O tamanho padrão deste tipo de acessório é de 56 centímetros quadrados e você pode encontrar algum pano deste tamanho dentro de casa ou até adaptar uma velha camiseta de algodão, um lençol velho, uma fronha, um pijama ou até uma camisa social antiga.

Não tem elásticos de borracha? Aqueles elásticos de cabelo feitos com elastano também podem servir. Este tutorial do YouTube da artesã norte-americana Kristin Omdahl é simples e fácil de acompanhar. Ao colocar a máscara, lembre-se de que as bordas devem ficar bem ajustadas à sua pele.

Se, por algum motivo, seu player de vídeo não estiver funcionando, ou se você preferir ver as instruções apresentadas nas fotos passo a passo, confira este tutorial semelhante da Japanese Creations.

Lembre-se de que esse tipo de máscara não é ideal para os profissionais de saúde que lidam com a covid-19 porque permite que gotículas minúsculas penetrem nas partes da máscara. Mas elas são úteis para aqueles que se aventuram em público para mantimentos ou fazer outras compras essenciais.

A OMS nos lembra que as máscaras só são eficazes quando usadas em combinação com a lavagem frequente e adequada das mãos. E se você usa uma máscara, deve saber como usá-la e descartá-la adequadamente.

E, é claro, siga todos os protocolos estaduais e locais e evite sair de casa, a menos que seja absolutamente necessário.

*Este texto foi originalmente publicado originalmente no HuffPost US e traduzido do inglês.