MULHERES
13/06/2019 12:50 -03 | Atualizado 13/06/2019 13:33 -03

Marta está de volta e será titular do Brasil contra a Austrália na Copa feminina

Após ausência contra a Jamaica, melhor do mundo entrará em campo contra a Austrália após se recuperar de lesão na coxa.

Naomi Baker - FIFA via Getty Images
A jogadora eleita seis vezes a melhor do mundo jogará como titular contra a Austrália, em segundo jogo do Brasil no Mundial.

Está confirmado. Marta vai estrear na Copa do Mundo Feminina nesta quinta-feira (13). A jogadora eleita seis vezes a melhor do mundo jogará como titular contra a Austrália, em segundo jogo do Brasil no Mundial, às 13h. A decisão foi tomada pelo técnico Vadão, e confirmada pela CBF na manhã de hoje.

Pela segunda rodada do Grupo C, a seleção brasileira joga no estádio de Montpellier, na França. Marta entrará em campo no lugar de Bia Zaneratto, que foi para o banco, e atuará ao lado de Cristiane, autora de três gols na vitória por 3 a 0 contra a Jamaica. Na primeira rodada, a Austrália perdeu de 2 a 1 para a Itália.

Marta não conseguiu se recuperar a tempo da lesão que sofreu na coxa esquerda há duas semanas e, no último domingo (9), assistiu da torcida o jogo do Brasil. Em tratamento, a craque voltou a treinar com bola há dois dias e teve um desempenho satisfatório, segundo o Globo Esporte.

O jogo desta quinta será transmitido ao vivo pela TV Globo e Bandeirantes, na TV aberta, e na SporTV e BandSports, na TV fechada. Esta é a 8ª Copa no currículo da seleção brasileira ― que por isso têm responsabilidade de passar para a próxima fase do Mundial em 2019 e trazer o troféu para casa.

Em entrevista ao SporTV, o técnico Vadão disse que sentiu confiança em Marta. “Conversamos e senti confiança nela. Em virtude de tudo isso entendemos que dá para ela sair jogando. Todos nós queríamos isso. Só que com cautela, responsabilidade e precaução. Precisávamos de uma margem de segurança.”

Hoje, entram em campo a zagueira Mônica, que fará dupla com Kathellen em função do corte da Érika, que foi substituída por Daiane. Também estão entre as titulares Letícia Santos (lateral direita), Tamires (lateral e meio-campo), Formiga (meio-campo), Thaísa (meio-campo), Andressa Alves (meio e ponta), Marta (atacante), Cristiane (atacante) e Bárbara (goleira).

Naomi Baker - FIFA via Getty Images
Marta está entre as titulares do time brasileiro contra a Austrália.

Atualmente, sob o comando de Vadão ― que vai para a sua segunda Copa com a seleção brasileira ―, o time entra em campo com o peso de ser o 10º colocado do ranking, somando 12 vitórias, um empate e 10 derrotas acumuladas ― sendo 9 delas consecutivas. A última vitória do Brasil foi em julho de 2018, contra o Japão.

Além disso, a seleção já teve três baixas até o momento. Primeiro, a atacante Adriana, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho, e a lateral-direita Fabi Simões, que sofreu uma lesão na coxa direita. Érika foi a terceira baixa da seleção, com uma lesão em um músculo da panturrilha. 

Entre os adversários da primeira fase na Copa, a Austrália é considerada a mais difícil e o jogo de hoje é considerado um clássico. O time, apelidado de “Matildas”, é uma das equipes favoritas para o mundial e ocupa o lugar de 6ª melhor seleção. O Brasil já enfrentou o time da Austrália nove vezes nos últimos anos e em partidas definitivas na Copa de 2015 e na Olimpíada, em 2016. 

O terceiro jogo da seleção brasileira é contra a Itália, que há 20 anos não se classificava para o campeonato. E acontecerá no próximo dia 18.

Mesmo diante do cenário que parece não ser dos melhores para a seleção brasileira, Marta, Formiga e Cristiane são as grandes apostas no Mundial.