É hora e vez de surfar nas novidades do marketing

Conheça as novidades do setor e os termos que formam uma “sopa de letrinhas”.
Conheça as novidades do setor e os termos que formam uma “sopa de letrinhas”
Conheça as novidades do setor e os termos que formam uma “sopa de letrinhas”

Nunca a palavra notoriedade esteve tanto em ênfase. Afinal, cada vez mais é preciso se destacar dos concorrentes para atrair a atenção e, principalmente, conquistar os desejados clientes. Nessa batalha sem fim que agita o mundo do marketing, as modernas ferramentas disponíveis formam uma “sopa de letrinhas” desafiadora a quem sonha em mergulhar de cabeça na área e construir carreira. ROI, CAC, AIDA, inbound, outbound e outros termos podem confundir os leigos, mas se tornaram fundamentais na era da Indústria 4.0.

Sim, o fato é que a tecnologia ganha cada vez mais protagonismo e muda o comportamento do consumidor nos quatro cantos do planeta. Para quem deseja entrar com tudo nessa experiência, vamos listar o que significam esses e outros termos e mostrar o cenário de um mercado em intensa transformação.

Comportamento

O Marketing 4.0 é um conceito amplamente difundido nos últimos anos pelo autor Philip Kotler, o papa sobre o assunto. Nesse novo cenário - que em alguns casos nem é tão novo assim - fica claro que a divulgação de mensagens de forma padronizada ao consumidor, por meio de jornais, revistas, TV e mesmo a internet, é algo do passado.

Hoje em dia, faz-se necessário trabalhar o conceito de experiência, mostrando como determinado produto ou serviço impacta positivamente a vida de uma ou mais pessoas. Sai de cena a comunicação vertical e entra o conceito horizontal, com troca de impressões e a conectividade, que exige respostas ágeis em situações de crise e escancara a necessidade de se reforçar conceitos e valores o tempo todo. Com isso, o consumidor constrói a reputação das marcas.

Nesse cenário, o profissional de marketing precisa ser intensamente analítico. Um sujeito capaz de criar e viabilizar planos para todos os segmentos, identificando tendências e oportunidades, elaborando campanhas comerciais e agregando valor a marcas e empresas, sempre em busca de resultados positivos.

Com a explosão do marketing digital, a pessoa que opta pela área pode trabalhar com endomarketing, trade marketing, marketing digital, marketing estratégico e marketing operacional. A inteligência de mercado ganha um baita espaço, com a análise de dados ajudando a montar um complexo quebra-cabeça com avaliação de produtos, diferenciais de mercado, comportamento da concorrência, estudo de preços e outros fatores.

Descomplicando os termos

Em meio a isso, estar ligado nas ferramentas à disposição faz a diferença e potencializa os resultados. Para deixar tudo bem explicadinho, listamos alguns dos termos mais comuns no mundo do marketing e que devem estar na ponta da língua de quem opta por fazer carreira no setor.

AIDA: sigla formada pelas iniciais das palavras atenção, interesse, desejo e ação. É um modelo que trabalha a atração do cliente para um produto ou serviço e todo o processo de convencimento dele para o desejado engajamento.

CRM: sigla para Customer Relationship Management, termo em inglês que significa gestão de relacionamento com o cliente. É um conjunto de estratégias e tecnologias adotadas pelas empresas e departamentos de marketing para mensurar e analisar as interações com a clientela.

CAC: é o custo de aquisição de clientes, que traz a soma dos investimentos em marketing e vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um período de tempo. Possui papel fundamental para diagnosticar como andam as finanças de uma firma.

ROI: em inglês, é o Return on Investment. Em português, retorno sobre investimento. Trata-se da divisão do dinheiro ganho pela empresa pelo gasto com ações de marketing. Se o ROI fica acima de 1, significa lucro. Se fica abaixo de 1, aponta prejuízo.

- Inbound: é o marketing de atração, onde quem procura a empresa é o cliente. Isso acontece quando há um trabalho forte de transformação da marca em referência de determinando segmento. Explora mecanismos de buscas e redes sociais.

- Outbound: trata-se do marketing tradicional, considerado ultrapassado por alguns, mas ainda eficiente se bem feito. Nele, a empresa corre atrás de seu potencial cliente, com propagandas de rádio e TV, telemarketing, e-mail, outdoors e outras opções.

Serviço

Para quem ficou interessado, o Centro Universitário Senac oferece o curso de Tecnologia em Marketing, com dois anos de aulas no campus Santo Amaro, em São Paulo. Nos quatro semestres, o aluno aprende a avaliar oportunidades e ameaças no mercado, assim como elaborar planejamentos estratégicos capazes de fazer a diferença no mercado. Além disso, realizada um estudo minucioso sobre o comportamento do consumidor. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.