ENTRETENIMENTO
16/01/2020 13:32 -03

'Marighella' já tem data para estreia no Brasil confirmada

Primeiro longa dirigido pelo ator Wagner Moura chega ao circuito brasileiro no dia 14 de maio.

Depois de um adiamento anunciado pela produtora O2 em agosto de 2019, Marighella, primeiro longa dirigido pelo ator Wagner Moura finalmente ganha uma data de estreia. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de maio. A informação foi confirmada pela O2 na manhã desta quinta (16).

Marighella, que já percorreu 30 festivais em seis continentes, é baseado na biografia Marighella - O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, escrita pelo jornalista Mário Magalhães e lançada em 2012. A produção foca apenas no período entre o golpe militar de 1964 e a morte de Marighella, em 1969 - exatamente os anos mais conturbados e radicais da vida do político, guerrilheiro e escritor baiano considerado um herói para a esquerda.

Divulgação
Seu Jorge e Wagner Moura nas filmagens de "Marighella".

Por conta disso, aliás, o filme se transformou no principal alvo de seguidores do presidente Jair Bolsonaro, que tem uma relação conturbada com o cinema nacional. Ano passado ele cancelou um edital da Ancine (Agência Nacional do Cinema) por conta de projetos de temática LGBT.

Ainda nessa semana, o presidente criticou o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, que foi anunciado como um dos finalistas do Oscar 2020, mesmo admitindo que não assistiu ao filme. A produção é uma visão da diretora sobre o processo de impeachment que afastou a então presidente Dilma do cargo, em 2016.

Marighella traz em seu elenco Seu Jorge, no papel-título, Adriana Esteves, Ana Paula Bouzas, Bruno Gagliasso, Bella Camero, Herson Capri, Humberto Carrão, Jorge Paz e Luiz Carlos Vasconcelos.

Lançado no Festival de Berlim sob aplausos em fevereiro de 2019, o longa já conquistou os troféus de Melhor Ator para Seu Jorge nos festivais da Índia, em Goa, e de Bari, na Itália.