ENTRETENIMENTO
27/07/2020 10:39 -03 | Atualizado 27/07/2020 18:50 -03

'Macabro': Thriller nacional baseado em caso real é o 1° a estrear direto em drive-ins

Inspirado no caso dos "irmãos necrófilos" da Serra dos Órgãos, filme dirigido por Marcos Prado estreia nesta terça (28), em SP.

Baseado na história real de Ibraihim e Henrique de Oliveira, que ficaram conhecidos como os “irmãos necrófilos” depois que foram acusados de matar oito mulheres, um homem e uma criança na Serra dos Órgãos, Nova Friburgo (RJ) nos anos 1990, Macabro é o primeiro filme brasileiro lançado em 2020 direto em drive-ins.

O lançamento nacional do filme dirigido por Marcos Prado (Estamira) acontece nesta terça (28), no Cine Belas Artes Drive-in, que exibirá Macabro em mais três datas diferentes. Além das sessões na capital paulista, o filme já tem exibições confirmadas no interior do estado de São Paulo e nas cidades do Rio de Janeiro, Maceió e Fortaleza.  

Premiado nos festivais Brooklyn Film Festival (em Nova York) e Austin Film Festival (Texas) e exibido nas edições mais recentes da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Festival Internacional de Cinema do Rio, a história de Macabro é contada do ponto de vista do sargento Teo (Renato Goés), um jovem policial do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) que é brigado a retornar à sua cidade natal para participar da caçada aos suspeitos de crimes brutais na região serrana do Rio. 

Enquanto a população, a imprensa e a polícia local condenam os irmãos, Teo percebe que um deles pode ser inocente e que a sociedade local revela um padrão histórico de abuso racial, tendo o racismo como uma realidade tão violenta quanto os crimes em série.

Famosos na década de 1990, a série de assassinatos seguidos de estupros cometidos por dois jovens irmãos negros acabou se misturando a relatos cheios de lendas e histórias sobrenaturais dos moradores da região, uma comunidade de imigrantes suíços extremamente religiosa e conservadora.

Em 2009, Prado foi procurado pelo advogado de Henrique, alegando que ele havia sido condenado injustamente por crimes cometidos por seu irmão Ibrahim.  

“O que mais me chamou atenção nessa história, além das barbaridades dos crimes em série cometidos pelos ‘irmãos necrófilos’ e as lendas criadas pelos locais, é que talvez Henrique tenha sido condenado injustamente a 49 anos de prisão. Eram muitas perguntas sem respostas e uma porção de camadas a serem exploradas”, conta o cineasta, diretor de filmes como Paraísos Artificiais (2012) e Estamira (2004) e produtor de Tropa de Elite (2007) e Tropa de Elite 2 (2010).

No Cine Belas Artes Drive-in, Macabro será exibido nos dias 28/07 (às 21h), 30/07 (às 18h),  31/07 (às 23h) e 01/08 (às 20h30). Os ingressos, que custam R$ 65 (para carro com até 4 pessoas) podem ser adquiridos no site do Petra Belas Artes

Já no Rio, o filme estreia no dia 30 de julho, no Love Cine Drive in. Mesma data do lançamento em Maceió, no Cine Arte Drive-in. Nos dias 7 e 8 de agosto é a vez do Drive in Bragança, na cidade de Bragança Paulista (SP). Alguns dias depois, em 12 e 27 de agosto, é a vez de Fortaleza receber o filme, no Drive-in do Cinema do Dragão.