Comportamento

O desabafo de Luisa Sonza é um alerta sobre a tentativa de 'ser feliz o tempo todo'

"Eu menti pra vcs que não tenho depressão, menti que tá tudo bem, não tá, faz tempo. E eu to cansada de fingir ser forte pra vocês", desabafou a cantora no Twitter.

Luisa Sonza fez um grande desabafo no Twitter na noite da última sexta-feira (13). A cantora decidiu falar abertamente sobre saúde mental e disse que sofre depressão.

“Eu ando tendo que me esforçar mais do que nunca a não desistir de ‘ser feliz’ e ficar bem... E isso está me cansando. É uma merda”, começou a cantora.

Em uma série de tweets, Sonza contou como foi difícil “mentir” para seu público sobre seu bem-estar e que vem tentando todos os dias a parecer bem e forte em shows, entrevistas e nas redes sociais.

″É uma merda vc querer muito muito acordar feliz e simplesmente não conseguir”, escreveu. “Eu menti pra vocês que não tenho depressão, menti que tá tudo bem, não tá, faz tempo. E eu to cansada de fingir ser forte pra vcs. Eu não sou tão forte assim, e isso me frustra muito”, desabafou, com um pedido de desculpas.

O desabafo de Luisa Sonza é um importante alerta sobre saúde mental e a obrigação de “estar feliz o tempo todo” ― algo que é particularmente exacerbado quando você é famoso e influente nas redes sociais.

Dona de alguns dos principais hits do momento e de uma agenda lotadíssima de shows, lançamentos de músicas e colaborações, Sonza é a prova de que nossos sentimentos são muito mais complexos e vão além do que postamos nas redes sociais.

Como já falamos por aqui, é impossível estarmos felizes o tempo inteiro. A única maneira de isso acontecer seria se nós nos privássemos de todo e qualquer contato com as experiências da vida real.

“Todos os sentimentos têm uma função. Não ficar preso a um deles é fundamental, mas ignorar o que sente, se permitir sentir e expressar apenas os ‘bons’, jogar para debaixo do tapete qualquer incômodo, bloquear e rejeitar os ‘ruins’ tem sido um movimento comum e são vários tiros nos dois pés”, escreveu a psicólogia Erika Marakaba, sobre a tal da “Positividade tóxica”.

Só neste ano, diversos artistas e influencers falaram abertamente sobre suas angústias, medos e de sua saúde mental. Em abril, Whindersson Nunes, que é marido de Luisa, também relatou no Twitter que sentia angústia todos os dias.

“Algumas risadas, algumas brincadeiras e depois lá estou eu de novo com esse sentimento ruim. (…) E eu fico com tanto medo tanto medo de decepcionar que fico preso em mim mesmo”, escreveu na época.

Em setembro, a cantora Anitta resolveu se afastar dos holofotes e das redes sociais para cuidar de sua saúde. Com agenda apertada e com muitos trabalhos, a cantora decidiu suspender todos os projetos por alguns dias após ter sido diagnosticada com esgotamento físico e mental.

Sim, Anitta estava cansada, estressada e com sobrecarga emocional. E está tudo bem não se sentir bem o tempo todo.

Apoio a Luisa Sonza

Desde que a cantora falou sobre isso nas redes sociais, ela recebeu milhares de mensagens de solidariedade de fãs e demais usuários nas redes. Entre palavras de apoio e conforto, muitas pessoas compartilharam da angústia de Sonza e debateram sobre a importante de conversar sobre nossos sentimentos também nas redes sociais ― não só os bons.