10/12/2019 18:07 -03 | Atualizado 10/12/2019 18:07 -03

Sem logística, não se vai a lugar algum

Profissional que pensa na estratégia como um todo tem destaque no mercado.

Unsplash
Profissional que pensa na estratégia como um todo tem destaque no mercado

Em um Brasil que atua para superar as adversidades, o profissional da área de logística ganha importância. Com isso, a área surge como oportunidade de ouro a quem não sabe qual caminho trilhar daqui para frente. Seja na esfera pública ou no ambiente privado, o setor está em transformação. Com isso, aqueles que entenderem com maior rapidez o que o mercado procura desenvolverão uma carreira de sucesso com facilidade.

Ao contrário do que muitos imaginam, logística vai além de simplesmente levar cargas de um lado para outro. Hoje em dia, envolve também organização de informações, fluxo de trabalho, satisfação dos clientes e preocupação com sustentabilidade de uma ponta a outra da cadeia.

No setor público, a realização de leilões para entregar à iniciativa privada de terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeroportos, linhas de cabotagem e muito mais. Tudo para diminuir o Custo Brasil e, de quebra, modernizar malhas até então problemáticas em um país com dimensões continentais e problemas de todo tipo. São mais empresas e consórcios explorando os serviços de transporte, aumentando a demanda por profissionais com conhecimento técnico capaz de maximizar operações e lucros.

Já na iniciativa privada, ocorre um outro tipo de transformação. Ela é baseada na tecnologia, que possibilita o acompanhamento em tempo real de uma carga, desde sua saída até a chegada ao destino final. Ou, ainda, a intensificação de estudos e testes que viabilizem a entrega de produtos por meio de drones, que tal? Há também o conceito de logística compartilhada. Ainda mais aplicado no exterior do que em nosso País hoje em dia, ele é baseado na união de empresas com a mesma finalidade logística para o compartilhamento de serviços semelhantes. As vantagens? Reduzir custos e, consequentemente, preços.

Tendência

Por fim, é necessário lembrar a popularização do conceito de same day delivery, que nada mais é que a entrega, no mesmo dia, de produtos adquiridos pela internet. Isso só acontece com empresas que investem fortemente em aparato logístico, tanto com maquinários quanto com mão de obra suficientemente.

Com isso, é possível planejar a criação de novos pontos de distribuição e o que mais for necessário para que o consumidor apressadinho tenha em sua casa, até o final do dia, o item que adquiriu pela manhã na tela do celular ou do computador. Aliás, foi esse modelo que ajudou a tornar a Amazon a gigante que é no setor logístico.

Mercado

Como é possível perceber, a área é extremamente abrangente e a pessoa que decide focar nela dificilmente fica sem um posto de trabalho. A ponto de graduados em Logística conseguirem, em geral, alcançar rapidamente postos de liderança, tamanha a demanda e o potencial a ser explorado em um mercado ávido por novidades. Para se ter uma ideia, é possível a quem se forma na área trabalhar com coordenação de armazém e estoque, gerência de almoxarifado, coordenação de transporte, gestão de compras e suprimentos e gestão de logística. Com salários a partir de R$ 2 mil e oportunidades de crescimento a perder de vista.

Seja no comércio, na indústria ou na prestação de serviços, destaca-se o profissional que consegue pensar na estratégia do negócio como um todo. Além disso, é necessário levar em conta a realidade de cada setor de uma empresa ao desenvolver projetos logísticos, estar preparado para lidar com logística internacional (o que inclui falar outros idiomas e entender as peculiaridades de diferentes mercados) e se mostrar capaz para liderar profissionais de modo que viabilize o trabalho em equipe, com boa comunicação e capacidade de se relacionar com os mais variados setores.

Serviço

No Centro Universitário Senac, o curso de Tecnologia em Logística oferece, em dois anos, tudo o que um aluno precisa para arrasar no mercado. No primeiro ano, o estudante recebe o certificado de analista de logística, permitindo assim ir atrás de oportunidades de trabalho e conciliar isso com o aprendizado em sala de aula. Depois, ele tem acesso ao diploma superior de Tecnólogo em Logística.

As aulas são realizadas no campus Santo Amaro, em São Paulo. Há estágio monitorado e o contato permanente com uma equipe de professores capacitada e, principalmente, antenada com as novidades do mundo corporativo. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.