NOTÍCIAS
01/10/2020 10:00 -03

Local de votação: Onde votar nas eleições de 2020

Eleitores com deficiência podem solicitar até esta quinta-feira (1º) a transferência do local de votação para obter mais acessibilidade.

RafaPress via Getty Images
A partir do título de eleitor, é possível consultar o local de votação nas eleições municipais de 2020.

As seções eleitorais não costumam mudar de endereço entre uma eleição e outra, mas, em tempos de pandemia do novo coronavírus, todo cuidado é pouco para evitar um deslocamento ou uma aglomeração desnecessária. Para isso, fique atento e confira antes de sair de casa qual é o local de votação.

É possível consultar essa informação rapidamente pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Basta registrar o número do seu título eleitoral ou nome do eleitor ou ainda o número de CPF que você visualizará seu local para votar nas eleições de 2020.

Para aqueles que não possuem acesso à internet e precisam consultar o local de votação, basta ligar por telefone para o serviço Disque-Eleitor dos Tribunais Regionais Eleitorais. No portal do TSE é possível verificar os números desses tribunais. Outra possibilidade é que o eleitor vá ao cartório eleitoral mais próximo ou ao TRE de seu estado para consultar as informações pessoalmente.

Mudança de local de votação por acessibilidade

Um dos desafios do processo eleitoral brasileiro é oferecer mais acessibilidade para os eleitores com deficiências, como de audição, visão ou locomoção. 

De acordo com dados publicados no site do TSE, no Brasil estão registrados 1.158.405 eleitores com algum tipo de deficiência. Desse total, 75,3% (ou 417.239 eleitores) possuem dificuldade de locomoção.

Os eleitores deficientes visuais são 154.617 ou 27,9% do valor total. Já aqueles com deficiência auditiva são 84.489 ou 15,3% do total. Há também o registro daqueles eleitores que possuem alguma dificuldade para o exercício do voto, que são 71.449 ou 12,9% do total.   

Apesar do número limitado de seções eleitorais adaptadas, é possível solicitar ao TSE a mudança de local para votar. O prazo para fazer essa solicitação se encerra no dia 1º de outubro de 2020.

Para fazer o pedido de mudança para uma seção ou local de votação com acessibilidade, basta que o eleitor envie um e-mail para o cartório eleitoral, por meio de um formulário preenchido, junto com um documento oficial de identidade e uma foto no estilo selfie. 

Para isso, é necessário acessar o sistema Título Net disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado, que pode ser encontrado aqui. Quem não puder fazer esse processo por meio digital deve se dirigir a um cartório eleitoral.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost