6 livros para te ensinar a equilibrar trabalho e vida pessoal

É importante ir atrás de informações e conceitos que façam sentido para você e sua carreira.
Articulista reflete sobre como conciliar as demandas de sua carreira com seus interesses e questões pessoais.
Articulista reflete sobre como conciliar as demandas de sua carreira com seus interesses e questões pessoais.

O tema work-life balance vem chamando cada vez mais atenção dos profissionais. Conhecer-se e buscar caminhos que nos ajudem a equilibrar os pratinhos do dia a dia, priorizando coisas e gerando satisfação em nossas vidas, é um desafio diário e requer esforço. Esforço, inclusive, de refletir em ações e práticas que podemos adquirir, dentro do contexto de cada um, para ter mais equilíbrio e aumentar resultados.

Um dos pontos que defendo quando falo de desenvolvimento profissional é que as pessoas não liguem o piloto automático e não se comparem com a rotina e carreira do vizinho. Isso faz que as pessoas não pensem e apenas copiem coisas que, muitas vezes, não fazem sentido para elas... É importante ir atrás de informações e conceitos que façam sentido para você e sua carreira.

Outra coisa que incentivo é que, embora haja conhecimento fácil na internet, não deixem de ler livros. A leitura é um hábito saudável para a mente, que nos traz, pelo olhar e exemplos do autor, outras formas de pensar e agir, aumenta o repertório e ajuda na comunicação e escrita, que anda meio esquecida por aí.

Dessa forma, trago dicas de 6 livros que já li e recomendo. Eles tratam de temas que, de alguma forma, impactam na nossa rotina e trazem ensinamentos e insights de como podemos equilibrar aspectos entre nossa vida pessoal e profissional, gerando maior produtividade e realização!

Dicas de Livros

#1 A tríade do tempo, do Christian Barbosa: o livro aborda o equilíbrio entre família, trabalho e vida pessoal, promovendo relatos e dicas de um modelo para organizar sua vida e aumentar a produtividade e o equilíbrio entre essas três esferas. É uma leitura de linguagem simples e prática e traz vários exemplos cotidianos, com foco em planejamento e gerenciamento de tempo, que podemos ajustar imediatamente na nossa rotina.

#2 Ouse: Fazer o bem, se divertir e ganhar dinheiro, do Richard Branson: o livro aborda as transformações que estão ocorrendo nas grande companhias e como a visão de respeito entre as pessoas, colaboração e visão de equidade, sustentabilidade e significância podem gerar impacto positivo no desempenho profissional e satisfação na vida pessoal. Uma boa leitura para rever propósitos, estimular a criatividade e explorar novas formas de fazer negócios.

#3 A coragem de ser imperfeito, da Brené Brown: esse livro aborda o poder na vulnerabilidade e como ela pode refletir em uma maior abertura para aprendizados e tolerância dentro das companhias. Nesse livro Brené traz, com muita sensibilidade, a necessidade que temos em nos mostrar fortes e prontos o tempo todo e o quanto isso pode impactar negativamente nosso desempenho a longo prazo. Reconhecer nossos pontos fracos e redimensioná-los pode ser uma grande chave para o crescimento.

#4 Vida e Carreira – Um Equilíbrio Possível?, de Mario Sergio Cortella e Pedro Mandelli: esse livro é muito legal e defende que não é possível separar a vida pessoal da profissional, mas que é possível encontrar um equilíbrio entre ambas. Excelente para perceber os impactos que se gera ao separar esses conceitos, abordando temas como carreira, valores, felicidade, o impacto da tecnologia na vida e na carreira das pessoas.

#5 Casais inteligentes enriquecem juntos, do Gustavo Cerbasi: esse livro aborda temas estruturais de famílias bem-sucedidas financeiramente. Embora a obra trate de casais, ela traz ensinamentos e visões de investimentos e gerenciamento financeiro bastante interessantes. É um livro de leitura simples e com exemplos que facilitam o entendimento. Muitas pessoas se tornam altamente estressadas por conta de um desequilíbrio financeiro em suas casas. Esse stress pode impactar diretamente na sua saúde, qualidade dos relacionamentos e influenciar numa altíssima queda no rendimento profissional.

#6 Inteligência emocional no trabalho, do Hendrie Weisinger: li esse livro há alguns anos, quando nem entendia muito do tema e reli recentemente com outra maturidade e outro olhar. Para mim, é fato que quando você se conhece e sabe gerenciar as suas emoções, você determina o tamanho da sua satisfação e do seu sucesso. O livro não é o mais simples que já li sobre I.E, mas gosto dele por conter histórias e exemplos, além de exercícios práticos para refletir nas emoções e atitudes no ambiente de trabalho.

Lembrem-se: “Today a reader, tomorrow a leader”

Boa leitura!

Este artigo é de autoria de articulista do HuffPost e não representa necessariamente ideias ou opiniões do veículo. Assine nossa newsletter e acompanhe por e-mail os melhores conteúdos de nosso site.