COMPORTAMENTO
06/12/2019 03:00 -03 | Atualizado 23/12/2019 09:02 -03

Dicas de presente de Natal para quem quer gastar pouco ou quase nada

Não é à toa que a palavra presente seja tão similar à palavra presença na Língua Portuguesa. Tenha isso em mente.

ASIFE via Getty Images

Às vésperas do Natal, o movimento no comércio está explodindo em várias partes do Brasil. Entre esta segunda-feira (23) e terça-feira (24), lojistas apostam em shoppings lotados. A CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens e Serviços) calcula que as vendas cresçam neste ano 5,2% em relação ao Natal de 2018.

Esta é a hora em que todos pensamos em como presentear um amigo ou parente querido de uma forma especial. É justamente nesta época que ocorrem os principais descontos no varejo e nos sentimos quase que obrigados a passar horas circulando em um shopping ou buscando nos e-commerces o presente perfeito, mas que muitas vezes não tem sentido ou utilidade alguma.

Também é verdade que todo mundo gosta de fazer uma pessoa que a gente ama muito feliz, só que nem sempre essa alegria precisa estar atrelada à ideia de um presente com um papel de embrulho cintilante.

E foi pensando justamente nisso que resolvi fazer uma lista de presentes e atividades que podem servir de inspiração na hora de presentear um amigo.

E aqui, faço questão de deixar claro o óbvio: não é à toa que a palavra presente seja tão similar à palavra presença na Língua Portuguesa. Tenha isso em mente.

1. Convide-o para um jantar

Existe coisa melhor do que sentar em uma mesa com quem a gente ama, beber uma coisa gostosa e dividir um prato delicioso? Você pode escolher um restaurante legal na sua cidade ou, ainda, separar um tempinho e preparar a sua receita favorita para quem você ama. Se joga na decoração natalina da mesa e voilà, aproveite para colocar o papo em dia e fazer aquela retrospectiva do ano que passou.

2. Organize uma noite de jogos

Sabe aquele grupo de amigos de infância que você enrolou o ano inteiro para encontrar, mas que você sente um super carinho? Que tal marcar uma noite de jogos para celebrar o fim de ano? Baralho, o tradicional Imagem & Ação e, para os mais ousados, até vale arriscar uma partida de War. Com certeza as jogatinas vão render boas risadas.

3. Compre um ticket para o cinema 

Desde que os serviços de streaming passaram a fazer parte de nossas rotinas, ir ao cinema tem se tornado um momento mais do que especial. Ok, os tickets dos cinemas de shopping não estão com os preços tão acessíveis (ainda mais se você mora em São Paulo e paga o preço cheio do ingresso), mas esse pode ser um presente especial. Afinal, vários filmes super comentados estão em cartaz nesse final de ano. Já assistiu Parasita? E A Vida Invisível? Nada melhor do que ter uma boa companhia para comentar o filme depois do cinema!

4. Visite uma exposição no museu da sua cidade

Ainda seguindo na linha das atividades-para-realizar-em-uma-boa-companhia, que tal visitar aquele museu da sua cidade que sempre tem uma exposição em cartaz, mas que você nunca se arriscou a conhecer? Pode ser uma experiência bacana para passar um tempo junto com quem a gente gosta de estar perto.

 

Mas se você realmente faz questão de presentear seu ente querido e está com a grana apertada, separamos 7 presentes que podem entrar na sua lista de compras para o fim de ano e que custam menos de R$ 100.

 

1. O livro 2666, do autor Roberto Bolaño

Divulgação

“Maior sucesso latino-americano em escala mundial desde Gabriel García Márquez, Roberto Bolaño consolidou-se na direção contrária de seu predecessor, apresentando, em lugar da literatura fantástica que notabilizou o autor de Cem anos de solidão, um realismo cru, de humor sardônico e pessimista.”

O que dizer depois dessa descrição da obra do autor chileno Roberto Bolaño? Fica a dica de leitura para aquele seu amigo cult que não perde uma narrativa sobre a América Latina, em tempos de tantas discussões sobre os nosso vizinhos. A obra também foi eleita a leitura mais importante do século 21.

2. Assinatura de algum clube de leitura

Se você acha difícil escolher um livro para outra pessoa, não tem problema. Uma das coisas mais bacanas que fiz esse ano foi participar de um clube do livro. Você é incentivado a realizar aquela leitura e ainda pode ser surpreendido por títulos que jamais escolheria sozinho em uma livraria. A revista literária 451 possui um clube do livro que custa R$ 80 por mês - você recebe na sua casa um livro escolhido pelos editores, além da edição mensal da revista.  Outra opção bacana de assinatura é a TAG, que também funciona como uma assinatura de uma experiência literária e possui diversos formatos (e preços) para você presentear alguém.

3. Óleo essencial para amar o corpo

IRA_EVVA via Getty Images

Não me surpreenderia se autocuidado fosse eleita a palavra do ano em 2019. Mas é incrível como algumas pequenas sutilezas fazem a diferença no nosso dia a dia, não é? Acho bacana esses kits de óleos que vendem por aí. São super cheirosinhos e você fica livre para aplicar como bem entender: no corpo, durante o banho, junto com o seu hidratante, enfim. 

4. Pacote de aulas em um app de meditação

Talvez essa tenha sido a dica de presente mais millennial da internet. Mas a verdade é que 2019 não foi um ano fácil - e tudo indica que não vai melhorar em 2020. Já tive a oportunidade de testar alguns apps na versão gratuita para conhecer melhor o que é a meditação, e juro que me fez muito bem. Se alguém me presenteasse com a versão paga, nem que fosse um mês, eu certamente ficaria bem feliz. Afinal, já está comprovada a eficácia da meditação na melhoria do nosso bem estar e no controle da nossa ansiedade.

A dica aqui não é na intenção de tornar o seu amigo um mestre na meditação, mas quem sabe esse não é o empurrãozinho que ele precisava para repensar um pouco como está a sua rotina e o que se tem feito em relação a saúde mental, por exemplo? Aqui está uma lista de 6 apps de meditação que podem te ajudar.

5. O livro A Amiga Genial 

Divulgação

Eu indico a tetralogia napolitana da Elena Ferrante para absolutamente todas as pessoas que me pedem alguma indicação de livro - então, obviamente, o primeiro volume da saga tem a obrigação de constar nessa lista.

Muito já foi escrito sobre os romances da Ferrante, mas o fato de que ela vai lançar um livro novo em 2020 pode ser o gatilho que você precisava para conhecer a sua obra-prima. 

O livro conta a história de duas amigas, Lila e Lenu, em suas diversas fases da vida - da adolescência até o envelhecimento. Mas, para mim, os livros falam mesmo é sobre a complexidade e as maravilhas de cada sentimento. A Ferrante tem a capacidade sem igual de captar a realidade das relações humanas.

6. Ilustrações de mulheres fodas

Difícil escolher uma, então aqui vão duas opções de ilustradoras com trabalhos incríveis e que vão deixar a sua casa ainda mais linda.

A Pri Barbosa:

E a Estela Miazzi:

7. O livro Ideias para adiar o fim do mundo

Divulgação

“Ailton Krenak nasceu na região do vale do rio Doce, um lugar cuja ecologia se encontra profundamente afetada pela atividade de extração mineira. Neste livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.”

O livro é curtinho, mas poderoso. Ao longo de pouco mais de 60 páginas, Krenak oferece reflexões (e até alguma boa esperança) sobre o tempo em que vivemos e para o lugar que queremos ir.